CAMPO REAL 2019 - Leia atentamente o seguinte trecho do romance de Lima Barreto:
O que era preciso, tanto a ela como às suas iguais, era educar o caráter, revestir-se de vontade, como possuía essa varonil Dona Margarida, para se defender de Cassi e semelhantes, e bater-se contra todos os que se opusessem, por este ou aquele modo, contra a elevação dela, social e moralmente. Nada a fazia inferior às outras, senão o conceito geral e a covardia com que elas o admitiam...
(Clara dos Anjos, p. 118)
Levando em conta o trecho acima e a leitura integral do romance, assinale a alternativa correta.
a) A reflexão final da personagem Clara dos Anjos reforça, mais uma vez, seu caráter frágil e inocente, apresentado pela personagem diante de Cassi Jones.
b) O exemplo de Dona Margarida anima Clara a pensar que sua vida poderia ser diferente e que ela poderia se tornar protagonista de sua própria história.
c) A mãe de Cassi Jones se opõe ao próprio filho, e seu apoio incondicional a Clara dos Anjos lhe traz ânimo e conforto.
d) A representação da condição feminina de Clara dos Anjos por Lima Barreto não considera a diferença entre negras e brancas.
e) Clara dos Anjos inicia, depois dessa reflexão, uma nova trajetória que Lima Barreto narra detalhadamente ao fim do livro.
RESPOSTA:
Letra B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário