UFMG 2001 - Em 1934, Getúlio Vargas criou o Departamento de Propaganda e Difusão Cultural junto ao Ministério da Justiça, esvaziando o Ministério da Educação não só da propaganda, mas também do rádio e do cinema. A decisão tinha como objetivo colocar os meios de comunicação de massa a serviço direto do poder executivo, iniciativa que tinha inspiração direta no recém-criado Ministério da propaganda alemão. Este foi o embrião do DIP [...] Em 1939, as atribuições do extinto Departamento de Propaganda e Difusão Cultural passaram para o Departamento de Imprensa e Propaganda, criado nesse ano.
CAPELATO, Maria Helena. Propaganda Política e Controle dos Meios de Comunicação. ln: PANDOLFI, Dulce. (Org.)."Repensando o Estado Novo". Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1999. p.172.
Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que, durante o Estado Novo, o Departamento de Imprensa e Propaganda-DIP foi responsável pela
a) ampliação do raio de atuação do Estado e das suas formas de intervenção no âmbito da cultura.
b) desativação do sistema de comunicação encarregado da difusão das diretrizes econômicas do regime.
c) restrição à utilização do rádio e da imprensa para a difusão da propaganda política estado-novista.
d) utilização da cultura como um instrumento a serviço da divulgação dos ideais democráticos.
RESPOSTA:
Letra A.
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