PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Exercícios de Literatura sobre Primeiras estórias, de Guimarães Rosa - com gabarito

Questão 01 - ITA 2009 - O conto “A terceira margem do rio”, que faz parte do livro Primeiras estórias, de Guimarães Rosa, é um dos textos mais célebres e complexos do autor. Acerca desse conto, é correto afirmar que 
a) ele retrata de forma simbólica o luto vivido pelo narrador, depois que seu pai passou a viver em uma canoa, o que equivale explicitamente à morte. 
b) ele apresenta o drama vivido pelo narrador, que não consegue nunca encerrar a espécie de luto na qual mergulha após a partida do pai, que nem vai embora nem regressa. 
c) se trata de uma obra cuja singularidade reside unicamente no fato de as personagens não terem nome e de não haver localização geográfica precisa. 
d) se trata de um texto que mostra de forma alegórica as dificuldades de uma família diante do drama da loucura, que levou o pai a embarcar na canoa. 
e) é impossível encontrar um sentido para a atitude do homem que embarca na canoa, e isso ilustra a imprevisibilidade do destino humano.

Questão 02 - UNICENTRO 2010/2 - O conto cômico de Primeiras Estórias, em que Guimarães Rosa tematiza a importância da linguagem, seu conhecimento, mostrando um médico narrador da história que recebe a visita de quatro cavaleiros rudes do sertão, é 
a) As margens da alegria. 
b) O cavalo que bebia cerveja. 
c) Pirlimpsiquice. 
d) Famigerado. 
e) Os irmãos Dagobé.

Questão 03 - UPF 2011 - Leia as seguintes afirmações sobre Primeiras estórias, de Guimarães Rosa, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. 
(__) Destacam-se, nas narrativas, o fascínio pelo alógico e o apelo ao elemento mágico. 
(__) Percebe-se, no livro, a presença da linguagem como autoexpressão ou jorro imediato do inconsciente. 
(__) As crianças são personagens de algumas estórias, mas em nenhum conto desempenham o papel de protagonistas. 
(__) O conto "A terceira margem do rio" fala de um homem que se refugia em uma canoa no meio do rio. 
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
a) V-V-F-V 
) V-F-F-V 
c) F-F-V-V 
d) V-F-V-V 
e) V-V-F-F

Questão 04 - UPF 2010 - Assinalar com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas, referentes à obra Primeiras estórias, de Guimarães Rosa: 
(__) Os contos são marcados por histórias de devaneio, intuição, irracionalidade, pois tudo se desenvolve num cenário simples, alheio à razão. 
(__) A linguagem própria do sertão mineiro não é utilizada pelas personagens. Assim, a expressão escrita dos contos é a mesma da norma culta da língua portuguesa. 
(__) Um primitivismo no modo de agir e uma saliente intuição qualificam os protagonistas dos diferentes contos. Isso se deve ao fato de viverem distanciados dos padrões da civilização e de não usarem a racionalidade. 
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
a) V-V-F 
b) F-V-V 
c) V-F-F 
d) F-F-V 
e) V-F-V

Questão 05 - UPF 2016 - Avessas ao racionalismo da moderna civilização técnica, as narrativas de João Guimarães Rosa apostam em uma representação mitopoética, próxima à visão do homem rústico e da criança. Nesse sentido, é sintomático que os contos “As margens da alegria” e “Os cimos”, que servem como uma espécie de moldura às Primeiras estórias, sejam narrados do ponto de vista de: 
a) uma menina. 
b) um menino. 
c) um pescador. 
d) um jagunço. 
e) um fazendeiro.

Questão 06 - UPF 2011 - A história de um menino que viaja para um lugar onde se construía uma grande cidade é narrada em um conto da obra Primeiras estórias, de Guimarães Rosa. O título desse conto é: 
a) "A terceira margem do rio" 
b) "Os irmãos Dagobé" 
c) "Famigerado" 
d) "As margens da alegria" 
e) "O espelho"

Questão 07 - UPF 2016 - Em relação à obra Primeiras estórias, de Guimarães Rosa, apenas é incorreto afirmar que: 
a) Reúne contos de vários tipos, entre eles o psicológico, o anedótico, o fantástico e o satírico. 
b) Confere destaque à voz do narrador culto, que permanece distanciado das personagens e preocupado em desvendar a lógica subjacente à ação das crianças, loucos e seres rústicos que povoam os contos.
 c) Demonstra a preocupação do autor em recriar a linguagem, através de deslocamento sintáticos e do uso de arcaísmos e neologismos, entre outros recursos. 
d) Não se trata, apesar do título, do livro de estreia do autor, mas apenas de seu primeiro livro composto unicamente por narrativas curtas. 
e) Ultrapassa, frequentemente, as fronteiras entre a narrativa e a poesia lírica, através do destaque dado aos aspectos sonoros e melódicos da linguagem.

Questão 08 - UFRGS 2005 - Assinale a afirmação correta em relação à obra Primeiras Estórias, de Guimarães Rosa. 
A) Em “As Margens da Alegria”, narra-se a viagem de um menino que vive experiências marcantes no contato com a natureza. 
B) Em “Sorôco, sua Mãe, sua Filha”, uma família de três pessoas embarca rumo à capital mineira num trem de passageiros enviado pelo governo. 
C) Em “Os Irmãos Dagobé”, Liojorge, bandido responsável pelo assassinato de Damastor Dagobé, é punido pelos familiares da vítima, logo após o velório. 
D) Em “A Terceira Margem do Rio”, um pai de família encomenda uma canoa, despede-se dos seus e parte para a capital, sem atender aos diferentes apelos. 
E) Em “O Espelho”, a vaidade feminina é objeto das mais diferentes reflexões sobre a beleza e sobre a imagem do rosto da mulher.

Questão 09 - UFRGS 2006 - Em relação ao conto Famigerado, de Primeiras Estórias, de Guimarães Rosa, são feitas as seguintes afirmações. 
I - O narrador, homem letrado, recebe a visita de um conhecido facínora da região. 
II - Damásio Siqueira quer esclarecer o sentido de uma palavra dirigida a ele pelo "moço do, governo", com o qual se desentendera. 
III - O final do conto dissolve a tensão que vinha sendo construída desde o seu início. Quais estão corretas? 
A) Apenas I. 
B) Apenas II. 
C) Apenas I e II. 
D) Apenas II e III. 
E) I, II e III.

Questão 10 - UFSM 1999 - Assinale a alternativa correta a respeito de PRIMEIRAS ESTÓRIAS, de Guimarães Rosa. 
a) Os enredos giram em torno das personagens Riobaldo e Diadorim. 
b) Em todos os contos, como marca compositiva do autor, o narrador é de primeira pessoa. 
c) Entre os personagens, destacam-se seres rústicos e exóticos, ao gosto de Rosa. 
d) Os temas alternam situações passadas no sertão e flagrantes das grandes metrópoles. 
e) A linguagem dos contos segue os padrões da norma culta e está adequada à tradição da narrativa ficcional.

Questão 11 - WIG 2023/1 - Esse livro de Guimarães Rosa é um conjunto de contos nos quais as crianças, os velhos e os loucos - seres rústicos e em disponibilidade para a travessia existencial - vivem momentos de encantamento, de iluminação, de rara e ancestral poesia. Trata-se de:
a) Sagarana
b) Campo geral
c) Primeiras estórias
d) Grande sertão: Veredas.

GABARITO
01 - B
02 - D
03 - A
04 - E
05 - A
06 - D
07 - B
08 - A
09 - E
10 - E
11 - 

Nenhum comentário: