Questão 01 - EsPCEx 2013 - Epopeia é uma longa narrativa em versos que ressalta os feitos de um herói, protagonista de fatos históricos ou maravilhosos. A maior das epopeias da Língua Portuguesa é “Os Lusíadas”, de Camões, em que o grande herói celebrado é
a) Diogo Álvares Correia.
b) Fernão de Magalhães.
c) O Gigante Adamastor.
d) Vasco da Gama.
e) Cristóvão Colombo.
Questão 02 - FUVEST 2001 - Em Os Lusíadas, as falas de Inês de Castro e do Velho do Restelo têm em comum
a) a ausência de elementos de mitologia da Antiguidade clássica.
b) a presença de recursos expressivos de natureza oratória.
c) a manifestação de apego a Portugal, cujo território essas personagens se recusavam a abandonar.
d) a condenação enfática do heroísmo guerreiro e conquistador.
e) o emprego de uma linguagem simples e direta, que se contrapõe à solenidade do poema épico.
Questão 03 - FUVEST 1999 - Considere as seguintes afirmações sobre a fala do velho do Restelo, em Os Lusíadas:
I- No seu teor de crítica às navegações e conquistas, encontra-se refletida e sintetizada a experiência das perdas que causaram, experiência esta já acumulada na época em que o poema foi escrito.
II- As críticas aí dirigidas às grandes navegações e às conquistas são relativizadas pelo pouco crédito atribuído a seu emissor, já velho e com um “saber só de experiências feito”.
III- A condenação enfática que aí se faz à empresa das navegações e conquistas revela que Camões teve duas atitudes em relação a ela: tanto criticou o feito quanto o exaltou.
Está correto apenas o que se afirma em
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) I e III.
Questão 04 - UFRGS 2003 - Considerando dois dos mais famosos episódios de Os Lusíadas, O concílio dos deuses (canto I) e O giganta Adamastor (canto V), assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.
( ) Baco, celebrado pelos poetas como conquistador das Índias, coloca-se contra os portugueses por temer que seu feito seja esquecido.
( ) Vênus, deusa da beleza e do amor, e protetora de Roma, defende os portugueses por ver neles qualidades romanas, na força e na língua.
( ) Marte, por amor à deusa e por respeito aos portugueses, coloca-se ao lado de Vênus, contra Baco.
( ) gigante Adamastor participa da guerra contra Júpiter, indo para o oceano em busca da armada de Netuno.
( ) Adamastor, transformado em penedo, promete ao Gama, em respeito à ousadia lusa e em homenagem a Tétis, proteção aos navios que por ali passarem.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
A) V - F - F - F - F.
B) V - V - V- V - F.
C) F - V - F - V - V.
D) F - F - V - V - V.
E) F - F - V - F - V.
Questão 05 - UFRGS 2003 - Leia o fragmento abaixo, extraído do episódio do Velho do Restelo (canto IV de Os Lusíadas).
“A voz pesada um pouco alevantando,
Que nós no mar ouvimos claramente,
Cum saber só de experiência feito,
Tais palavras tirou do experto peito:
Ó glória de mandar, ó vã cobiça
Desta vaidade, a quem chamamos Fama!
[...]
Dura inquietação da alma e da vida,
Fonte de desemparos e adultérios,
Sagaz consumidora conhecida
De fazendas, de reinos e de impérios!
Chamam-te ilustre, chamam-te subida,
Sendo dina de infames vitupérios;
Chamam-te Fama e Glória soberana,
Nomes com quem se o povo néscio engana.”
Considere as seguintes afirmações sobre esse fragmento.
I - Um velho, que ficava nas praias, apresenta-se como voz dissonante na narrativa da viagem heróica de Vasco da Gama, considerando vã a glória.
II - O episódio do Velho do Restelo evidencia a concepção camoniana de que a expansão lusa é popular, e não monárquica, com todos os seus guerreiros e heróis saídos do povo.
III - Depreende-se, nos dois primeiros versos, que é Vasco da Gama, e não Luís de Camões, quem narra o episódio do Velho do Restelo.
Quais estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e III.
E) I, II e III.
Questão 06 - UFRGS 2004 - Assinale a alternativa incorreta em relação à obra Os Lusíadas, de Luís de Camões.
A) No Canto I, Vênus, no Concílio dos Deuses do Olimpo, adere à opinião de Júpiter e coloca-se em defesa do povo português.
B) No Canto II, Vênus sobe ao Olimpo e queixa-se a Júpiter da falta de proteção dispensada pelos deuses aos portugueses.
C) No Canto III, Gama explica ao rei Melinde que a palavra Lusitânia deriva de Luso ou Lisa, filhos ou companheiros de Baco.
D) No Canto IV, Gama dissipa a sua dúvida e supera o seu receio quando tem um sonho profético com a chegada dos portugueses à Índia.
E) No Canto V, Gama pede a Deus que faça desaparecerem as tragédias antecipadas por Adamastor.
Questão 07 - UFRGS 2005 - Assinale com V (verdadeiro) ou F(falso) as afirmações abaixo, relacionadas aos Cantos I a V da epopeia Os Lusíadas, de Camões.
( ) A presença do elemento mitológico é uma forma de reconhecimento da cultura clássica, objeto de admiração e imitação no Renascimento.
( ) A disputa entre os deuses Vênus e Baco, da mitologia clássica, é um recurso literário de que Camões faz uso para criar o enredo de Os Lusíadas.
( ) Do Canto I ao Canto V, leem-se as peripécias da viagem dos portugueses até sua chegada à Índia, quando eles tomam posse daquela terra.
( ) No Canto II, lê-se a narração da viagem dos portugueses a Melinde, cujo rei pede a Camões que conte a história de Portugal.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
A) V - V - V - F.
D) F - F - V - F.
B) V - F - F - V.
E) V - V - F - F.
C) F - V - F - V.
Questão 08 - UFRGS 2006 - Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes ao Canto V de Os Lusíadas, de Luís de Camões.
( ) Vasco da Gama conta ao rei africano a partida da terra portuguesa, onde a tripulação deixa o coração e as mágoas.
( ) Ao descrever Adamastor, Vasco da Gama cita, entre as características do gigante, a barba esquálida, os olhos encovados e os cabelos crespos.
( ) Paulo da Gama, irmão de Vasco, narra ao rei a viagem dos lusos até Melinde.
( ) O aventureiro Fernão Veloso, ao ser atacado por etíopes, volta correndo para junto dos companheiros, cena que empresta humor ao poema épico.
( ) O poeta Luís de Camões assume a narração do poema para elogiar a tenacidade portuguesa.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
A) F–F–V–F–V.
B)V–F–F–V–V.
C) F–V–F–V–F.
D)V–V–F–V–F.
E) F–F–V–F–F.
Questão 09 - PUC-SP 2001 - Tu só, tu, puro amor, com força crua
Que os corações humanos tanto obriga,
Deste causa à molesta morte sua,
Como se fora pérfida inimiga. Se dizem, fero Amor, que a sede tua
Nem com lágrimas tristes se mitiga,
É porque queres, áspero e tirano,
Tuas aras banhar em sangue humano.
Estavas, linda Inês, posta em sossego,
De teus anos colhendo doce fruito,
Naquele engano da alma ledo e cego,
Que a fortuna não deixa durar muito,
Nos saudosos campos do Mondego,
De teus fermosos olhos nunca enxuito,
Aos montes ensinando e às ervinhas,
O nome que no peito escrito tinhas.
Os Lusíadas, obra de Camões, exemplificam o gênero épico na poesia portuguesa, entretanto oferecem momentos em que o lirismo se expande, humanizando os versos. O episódio de Inês de Castro, do qual o trecho acima faz parte, é considerado o ponto alto do lirismo camoniano inserido em sua narrativa épica. Desse episódio, como um todo, pode afirmar-se que seu núcleo central
a) personifica e exalta o Amor, mais forte que as conveniências e causa da tragédia de Inês.
b) celebra os amores secretos de Inês e de D. Pedro e o casamento solene e festivo de ambos.
c) tem como tema básico a vida simples de Inês de Castro, legítima herdeira do trono de Portugal.
d) retrata a beleza de Inês, posta em sossego, ensinando aos montes o nome que no peito escrito tinha.
e) relata em versos livres a paixão de Inês pela natureza e pelos filhos e sua elevação ao trono português.
GABARITO
01 - D
02 - B
03 - E
04 - B
05 - D
06 - D
07 - E
08 - D
09 - A (Link: Ver Resposta Comentada)
Nenhum comentário:
Postar um comentário