PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Exercícios de Literatura sobre Fogo morto, de José Lins do Rego - com gabarito

Questão 01 - ITA 2017 - O romance Fogo morto, de José Lins do Rego, apresenta um amplo painel social do interior paraibano no final do século XIX. Acerca das personagens, é correto dizer que 
a) os três principais senhores de engenho retratados são o Coronel Lula de Holanda, o Capitão José Paulino e o mestre José Amaro. 
b) o Coronel Lula de Holanda, explorando os escravos e tomando as terras de José Amaro, tornou-se o mais rico da Paraíba. 
c) o Capitão Vitorino é uma figura quixotesca, pois, mesmo ridicularizado pelo povo, luta contra os desmandos das autoridades. 
d) o líder cangaceiro Antônio Silvino consegue, no final, acabar com a injustiça praticada pelos senhores de engenho. 
e) o mestre José Amaro decide entrar para o bando de Antônio Silvino para se vingar do Coronel Lula de Holanda pelo que ele lhe fez.

Questão 02 - FUVEST 1998 - Sobre Fogo Morto, é correto afirmar que 
a) o caráter estanque de suas partes constitutivas é sublinhado pela mudança do foco narrativo em cada uma delas, indo da primeira à terceira pessoa narrativas.
b) a relativa descontinuidade de sua divisão tripartite é contrastada pela recorrência de temas e motivos internos que atravessam todo o romance. 
c) o caráter descontínuo e inconcluso de seu enredo é compensado pelas reflexões do narrador-personagem, que conferem finalização e acabamento ao romance. 
d) o caráter estanque de sua divisão tripartite é, no entanto, convertido à unidade pela comunicabilidade e entendimento mútuo das personagens principais. 
e) a cada uma das classes sociais nele representadas, o romance reserva um estilo de narrar próprio: erudito para os senhores de engenho, oral-popular para as camadas humildes e cangaceiros.

Questão 03 - UFV 2005 - O romance regionalista dos anos 30, em cuja temática insere-se a obra Fogo Morto, abordou as questões socioeconômicas do Nordeste brasileiro. Dentre as seguintes alternativas, apenas uma NÃO confirma a declaração acima. Assinale-a: 
a) Enquanto o desenvolvimento industrial deixou suas marcas na fase heróica do movimento modernista, o romance nordestino dos anos 30 privilegiou as heranças culturais do Brasil rural. 
b) O enredo de Fogo Morto é de natureza documental, confirmando a abolição da escravatura como um dos fatores preponderantes para o declínio da sociedade patriarcal brasileira. 
c) O personagem do romance regionalista da década de 30, não conseguindo vencer as adversidades de um destino hostil, evadiu-se no tempo e no espaço em busca de aventuras amorosas e sentimentais. 
d) Fogo Morto insere-se na temática social do “romance de 30”, consolidando o escritor José Lins do Rego como o romancista que melhor retratou a decadência dos senhores dos engenhos da cana-de-açúcar. 
e) O “romance de 30” retratou de forma mais direta a linguagem, o folclore e a vida social do Nordeste brasileiro, resgatando os valores e as tradições daquela sociedade patriarcal.

Questão 04 - UFV 2005 - A respeito de Fogo Morto, de José Lins do Rego, apenas NÃO se pode afirmar que: 
a) o autor utiliza-se de um narrador externo e distanciado do mundo narrado, recusando, assim, o processo tradicional da onisciência absoluta. 
b) o romance retrata a decadência econômico-social do “coronel” Lula de Holanda e seu povo, transformando o engenho Santa Fé em uma espécie de microcosmo da realidade nordestina brasileira. 
c) o andarilho Vitorino “Papa Rabo”, personagem semilouco e também decadente, é rotulado pela crítica como o Quixote sertanejo, sempre em busca de injustiças a corrigir. 
d) o protagonista Carlos de Melo narra episódios da infância e adolescência vividas no engenho do avô José Paulino, fornecendo-nos um amplo perfil da sociedade patriarcal do Nordeste açucareiro. 
e) os personagens Lula de Holanda, José Amaro e o quixotesco Vitorino vivem em permanente conflito com o mundo; suas mulheres, caracterizando-se pelo bom-senso e por atitudes mais combativas, confirmam a relevância da figura feminina naquela sociedade em decadência.

Questão 05 - VUNESP - "Descendente de senhores de engenho, o romancista soube fundir, numa linguagem de forte e poética oralidade, as recordações da infância e da adolescência com o registro intenso da vida nordestina colhida por dentro, através dos processos mentais de homens e mulheres que representam a gama étnica e social da região". O trecho acima refere-se ao autor de 
a) Vidas Secas 
b) Fogo Morto 
c) Grande Sertão: veredas 
d) A Hora da Estrela 
e) Tempo e o Vento

Questão 06 - FUVEST-SP - Numa espécie de projeção utópica, sua personagem, um tipo de idealista bobo e desacreditado, alude a mudanças na estrutura social do Nordeste, com o advento de outra ordem em que o privilégio ceda ao princípio da justiça. Daí a crítica falar em figura quixotesca. Dentre as personagens de Fogo morto, qual se enquadra nesta definição? 
a) Lula de Holanda. 
b) Coronel Zé Paulino. 
c) Antônio Silvino. 
d) Mestre Zé Amaro. 
e) Vitorino Carneiro da Cunha.

Questão 07 - VUNESP - "E estas três partes correspondem ainda ao movimento rítmico da sonata: um alegro inicial que é a zanga destabocada de mestre José Amaro, um andante central que é o mais repousado Lula de Holanda na sua pasmaceira cheia de interioridade não dita, e finalmente o presto brilhante e genial do Capitão Vitorino Carneiro da Cunha." 
a) Fogo morto e José Lins do Rego. 
b) São Bernardo e Graciliano Ramos 
c) A bagaceira e José Américo de Almeida. 
d) Vidas secas e Graciliano Ramos. 
e) Usina e José Lins do Rego.

Questão 08 - FMU-SP - Dentro da temática regionalista brasileira que focaliza o ciclo econômico da cana-de-açúcar, destaca-se a obra-prima: 
a) O coronel e o lobisomem, de José Candido de Carvalho. 
b) Fogo morto, de José Lins do Rego. 
c) Vidas secas, de Graciliano Ramos. 
d) Perto do coração selvagem, de Clarice Lispector.

GABARITO
01 - C
02 - B
03 - C
04 - D
05 - B
06 - E
07 - A
08 - B

Nenhum comentário: