Questão 01 - FACASPER 2020 - Assinale a opção que está em desacordo com as características de Minha vida de menina, de Helena Morley:
a) “Depoimento circunscrito ao plano biográfico ou geográfico”.
b) “A meio caminho do documento e da ficção”.
c) “Caderno de anotações escrito à margem da literatura”.
d) “Prosa coloquial, cheia de chiste e tão próxima (...) da sua fonte popular”.
e) “Penetrante nos juízos, exata e espirituosa nas análises”.
Questão 02 - FACASPER 2020 - “A escrita de Helena confronta as segregações e formas de estupidez peculiares à sociedade brasileira de matriz colonial” (Roberto Schwarz).
Assinale a opção que identifica três características dessa matriz, presentes em Minha vida de menina, de Helena Morley:
a) Mando matriarcal, mazelas sociais, liberalismo econômico.
b) Mando patriarcal, escravidão, mazelas sociais.
c) Separação entre Igreja e Estado, escravidão, liberalidade de costumes.
d) Mando patriarcal, liberalismo econômico, independência política.
e) Escravidão, inspiração no Iluminismo francês, mando matriarcal.
Questão 03 - FACASPER 2020 - Assinale a opção que identifica corretamente o excerto crítico relacionado a Minha vida de menina, de Helena Morley:
a) “Para expor o painel amplo, diacrônico, das significações imaginárias que configuram as formas da identidade brasileira, a obra tem que enfrentar as separações radicais que existem na sociedade. Essa pode ser uma razão para que tenham sido abandonados a estruturação fragmentária, mais descritiva, e o veio paródico das primeiras páginas”. (Eneida Leal Cunha).
b) “Há um verdadeiro acontecimento cultural e estético na união entre prosa clara, objetiva, de recorte raciocinante, orientada pelo interesse pessoal, e, de outro lado, a religiosidade tradicional, as imensas parentelas, as classes sociais excluídas da propriedade, a massa de bens que só ocasionalmente têm forma mercantil”. (Roberto Schwarz).
c) “A obra é a que trabalha mais extensiva e conscientemente com as complexas interconexões entre ficção e história. Descartando deliberadamente a linearidade preferida por historiadores e romancistas realistas, a autora constrói uma série de subenredos que pontuam a intersecção entre as histórias pessoais e familiares de dezenas de personagens de diversas classes e origens sociais”. (Luiz Fernando Valente).
d) “O leitor, no entanto – quando aprende a lidar com os obstáculos naturais que a obra lhe coloca, alerta para não se atordoar pela vertiginosa sucessão de assuntos, para não perder, neste ir e vir cronológico, a coerência evolutiva da trama principal – é recompensado com protagonistas nos quais psicologia individual e fundo mítico atingem uma combinação poderosa”. (Rodrigo Lacerda).
e) “Só assim harmonizaremos os dois aspectos de sua obra: a da crítica e cronista, sempre atenta aos valores reais da literatura, no plano da erudição e da crítica, e a da romancista que construiu um livro de indiscutível unidade e que individualizou a sua presença na evolução do romance de língua portuguesa”. (Josué Montello).
GABARITO
01 - A
02 - B
03 - B
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