Questão 01 - FUVEST 1998 - Considere as seguintes afirmações sobre o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente:
I. O auto atinge seu clímax na cena do Fidalgo, personagem que reúne em si os vícios das diferentes categorias sociais anteriormente representadas.
II. A descontinuidade das cenas é coerente com o caráter didático do auto, pois facilita o distanciamento do espectador.
III. A caricatura dos tipos sociais presentes no auto não é gratuita nem artificial, mas resulta da acentuação de traços típicos.
Está correto apenas o que se afirma em
a) I. b) II.
c) II e III.
d) I e II.
e) I e III.
Questão 02 - UFRGS 2004 - Considere as seguintes afirmações, relacionadas ao episódio do embarque do fidalgo, da obra Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente.
I. A acusação de tirania e presunção dirigida ao fidalgo configura uma crítica não ao indivíduo, mas à classe a que ele pertence.
II. Gil Vicente critica as desigualdades sociais ao apontar o desprezo do fidalgo aos pequenos, aos desfavorecidos.
III. No momento em que o fidalgo pensa ser salvo por haver deixado, em terra, alguém orando por ele, evidencia-se a crítica vicentina à fé religiosa.
Quais estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas I e II.
C) Apenas I e III.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.
Questão 03 - UFRGS 2006 - A cena do embarque do frade Babriel é uma das mais importantes do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente. Numere as seguintes ações de Babriel de acordo com a ordem em que elas ocorrem na referida cena.
( ) O frade utiliza-se do hábito na tentativa de alcançar a salvação.
( ) O frade, ao se encontrar com o Diabo, está acompanhado de Florença.
( ) O frade dirige-se à Barca da Glória.
( ) O frade é recebido pelo parvo Joane.
( ) O frade, acompanhado da mulher, acolhe a sentença.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
A) 2 – 1 – 4 – 3 – 5.
B) 3 – 4 – 2 – 5 – 1.
C) 2 – 1 – 3 – 4 – 5.
D) 5 – 3 – 2 – 1 – 4.
E) 5 – 2 – 3 – 4 – 1.
GABARITO
01 - C
02 - B
03 - C
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