Questão 01 - UFRGS 2011 - Assinale a alternativa correta sobre o poema O Uraguai, de Basílio da Gama.
a) Lindoia espera por Cacambo, mas é assediada pelo perverso padre Balda, que procura seduzi-la com presentes e carícias insinuantes.
b) Cacambo, ao retornar ao aldeamento, é interceptado por emissários dos jesuítas que o desviam do caminho e tratam de envenená-lo.
c) Lindoia, tomada de dor pela morte de seu amado, retira-se para uma choça longe da aldeia, onde tem visões que prenunciam a guerra na Europa.
d) Lindoia, um pouco antes da morte de Cacambo, morre atingida por uma flecha, e seu corpo é carregado por Caitutu.
e) Cacambo, depois de atear fogo ao acampamento inimigo, retorna para sua terra, onde espera encontrar Lindoia e dar notícia do seu feito.
Questão 02 - UFRGS 2003 - Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo, na ordem em que aparecem. O Uraguai (1769), de autoria de .........., narra a história da luta de .......... contra os índios sitiados nas missões dos Sete Povos. A obra focaliza o encontro de culturas e, ao dar relevo às figuras de Sepé, Cacambo e Lindóia, antecipa o .......... romântico.
A) Santa Rita Durão – portugueses – nacionalismo
B) Basílio da Gama – espanhóis– regionalismo
C) Basílio da Gama – portugueses e espanhóis – indianismo
D) Santa Rita Durão – jesuítas – regionalismo
E) José de Alencar– portugueses - indianismo
Questão 03 - UFRGS 2006 - Assinale a alternativa correta em relação a O Uraguai, de Basílio da Gama.
A) Trata-se de um poema épico em que o autor ataca o governo português.
B) O poema representa um marco importante na passagem do Arcadismo ao Barroco.
C) No poema, o autor evidencia simpatia para com as atitudes intervencionistas do Marquês do Pombal.
D) O poema segue a estrutura camoniana de Os Lusíadas, mantendo o teor tradicional das cinco partes da epopeia.
E) O poema narra a luta entre os exércitos português e espanhol pela dominação do território das Missões jesuíticas.
Questão 04 - UFPR 2019 - O Uraguai foi publicado pela primeira vez antes da independência do Brasil, em 1769, e narra as disputas entre espanhóis e portugueses pelos territórios do sul do continente, envolvendo os índios e os jesuítas. No fragmento abaixo, podemos conferir um trecho da fala do comandante português: O nosso último rei e o rei de Espanha Determinaram por cortar de um golpe, Como sabeis, neste ângulo da terra, As desordens de povos confinantes, Que mais certos sinais nos dividissem. (GAMA, Basílio da. “Canto Primeiro”. O Uraguai. Porto Alegre: L&PM, 2009, p. 47.)
O talento de Basílio da Gama, que transforma o árido assunto em matéria literária, recebe, cem anos depois, o elogio de Machado de Assis. Ao compará-lo com seu contemporâneo, Tomás Antônio Gonzaga, o escritor afirma: “Não lhe falta, também a ele, nem sensibilidade, nem estilo, que em alto grau possui; a imaginação é grandemente superior à de Gonzaga, e quanto à versificação nenhum outro, em nossa língua, a possui mais harmoniosa e pura” (MACHADO DE ASSIS. A nova geração. In. Obras completas. Rio de Janeiro: José Aguilar Editora, 1973. p.815).
Sobre o poema de Basílio da Gama, considere as seguintes afirmativas:
1. O contexto histórico trabalhado no poema de Basílio da Gama é fundamental para o seu entendimento: a descentralização do poder colonial, protagonizada pelo Marquês de Pombal, e a disputa de territórios coloniais entre Espanha e Portugal, mediada e pacificada pelos jesuítas, na segunda metade do século XVIII. 2. Ao longo dos cinco cantos de O Uraguai, compostos em decassílabos sem rima, podemos perceber a marca da epopeia, na narração da guerra e dos feitos dos heroicos portugueses, e a presença da sátira, na caricatura dos jesuítas, particularmente na figura do Padre Balda. 3. O grande destaque dado aos índios e à defesa da sua terra, a exaltação lírica da natureza e a centralidade do par amor/morte, presente na relação de Lindoia e Cacambo, deram ao poema de Basílio da Gama o lugar de inaugurador do romantismo em todos os manuais de história da literatura brasileira. 4. Para narrar acontecimentos reais da ação de portugueses e espanhóis na disputa dos territórios delimitados pelo rio Uruguai, que hoje correspondem ao noroeste do Rio Grande do Sul e ao norte da Argentina, Basílio da Gama toma o cuidado de inserir apenas personagens ficcionais no seu poema, para não se comprometer.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Questão 05 - UPF 2016 - Basílio da Gama, em O Uraguai, de 1769, narra os sucessos da expedição militar empreendida por portugueses e espanhóis contra os Sete Povos das Missões. Sobre esse poema, de pretensões épicas, apenas é incorreto afirmar que:
a) se divide em cinco cantos compostos por decassílabos brancos.
b) tenta conciliar a louvação de Pombal e o heroísmo do indígena.
c) glorifica a ação catequizadora desenvolvida pelo jesuíta junto ao índio.
d) aborda fatos quase contemporâneos à composição da obra.
e) apresenta passagens líricas que cativaram os leitores ao longo do tempo.
Questão 06 - UFVJM 2012/1 - Leia este fragmento retirado da obra O Uraguai, de Basílio da Gama,
Fumam ainda nas desertas praias Lagos de sangue tépidos e impuros
Em que ondeiam cadáveres despidos,
Pasto de corvos. Dura inda nos vales
O rouco som da irada artilheria.
Musa, honremos o Herói que o povo rude
Subjugou do Uraguai, e no seu sangue
Dos decretos reais lavou a afronta.
Ai tanto custas, ambição de império!
Fonte: GAMA, José Basílio da. O Uraguai. Rio de Janeiro: Agir, 1964, p.20-21.
Em relação ao poema de Basílio da Gama, é INCORRETO afirmar que esse fragmento
A) apresenta versos sem rima.
B) apresenta invocação épica.
C) emprega versos decassílabos.
D) evita a narrativa de acontecimentos.
Questão 07 - UPF 2010 - Assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas, referentes à obra O Uraguai, de Basílio da Gama,
(__) No primeiro canto é apresentado o tema central da narrativa: a luta das tropas comandadas por Gomes Freire de Andrada na Guerra das Missões. Depois de apresentar a cena do campo de batalha cheio de corpos, é narrada a cena inicial do conflito, sendo apresentadas as tropas luso-espanholas e seu líder.
(__) O poema apresenta questões relevantes quanto à identidade regional, a exemplo da construção da imagem de Sepé Tiaraju como herói guerreiro que comanda a reação indígena contra a destruição dos Sete Povos das Missões.
(__) O poema evidencia o reconhecimento que Basílio da Gama tem para com os índios e os padres da Companhia de Jesus. Apresenta-os como os heróis da guerra e da luta pelo direito de permanecer naquela terra. Condena, no entanto, os feitos do general Gomes Freire de Andrade, representante dos portugueses, atribuindo-lhes o papel de vilões da narrativa.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, decima para baixo, é:
a) F-V-V
b) V-V-F
c) V-F-F
d) V-F-V
e) F-F-V
Questão 08 - UPF 2010 - Analise as afirmativas abaixo, sobre a obra O Uraguai, de Basílio da Gama.
I. Nas cenas iniciais de guerra descritas pelo poeta Basílio da Gama, os indígenas aparecem como heróis gloriosos, lembrando os protagonistas de guerras de épicos antigos. Cacambo, por exemplo, ao incendiar o acampamento do inimigo europeu, lembra Ulisses, que incendiou Troia. Entretanto, no decorrer do texto esse mesmo indígena é ridicularizado, passando a ser apresentado como um derrotado ou covarde.
II. Nos versos "Tem por despojos cabeludas peles/ De ensanguentados e famintos lobos/ e fingidas raposas.", o poeta, fazendo referência ao que cabe aos heróis depois da luta, deixa clara a sua condenação à ação dos jesuítas nas Missões. Assim, afirma a ideia de que a guerra guaranítica prestou-se à libertação dos índios do poder dos jesuítas.
III. A heroína indígena Lindoia, diante da dor pelo amor que se tornou impossível, procura a morte na floresta. Na cena em que se deixa picar por uma serpente, realizando, assim, o desejo de morrer, observa-se uma relação harmônica entre a natureza e a personagem, visto que aquela age sobre esta com suas plantas e seus animais.
Está correto o que se afirma em:
a) I, II e III
b) I e II
c) II e III
d) I e III
e) II
Questão 09 - UFRGS 2012 - Considere as seguintes afirmações sobre O Uraguai, de Basílio da Gama.
I - Sepé, de modo desafiador, Cacambo, mais diplomático, encontram-se, antes da batalha, com o general Andrade que os aconselha a respeitar a autoridade da Coroa.
II - Eufórico, o general Andrade, líder das tropas luso-espanholas, extravasa sua emoção celebrando, depois da batalha, a morte de Sepé.
III - Cacambo, tendo tido uma visão na qual Sepé aparecia transtornado ao lado de Lindoia desfalecida, incendeia o acampamento das tropas inimigas durante a batalha.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
Questão 10 - UFSM 2014/1 - O momento da refeição sempre foi uma ocasião para conversar. Em O Uraguai, de Basílio da Gama, o narrador aproveita o banquete dos oficiais, que se segue ao desfile das tropas portuguesas, no Canto I, para apresentar as causas da guerra, conforme mostra o excerto a seguir.
[...]
Convida o General depois da mostra,
Pago da militar guerreira imagem,
Os seus e os espanhóis; e já recebe
No pavilhão purpúreo, em largo giro,
Os capitães a alegre e rica mesa.
Desterram-se os cuidados, derramando
Os vinhos europeus nas taças de ouro.
Ao som da ebúrnea cítara sonora
Arrebatado de furor divino
Do seu herói, Matúsio celebrava
Altas empresas dignas de memória.
[…]
Levantadas as mesas, entretinham
O congresso de heróis discursos vários.
Ali Catâneo ao General pedia
Que do princípio lhe dissesse as causas
Da nova guerra e do fatal tumulto.
A partir da leitura do fragmento, bem como da obra a que pertence, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa a seguir.
( ) Ao introduzir, no Canto I, as causas da guerra, percebe-se a preocupação do narrador em contar a história respeitando a ordem cronológica dos eventos, o que se dá desde o início do poema.
( ) A guerra, cujas causas são inquiridas por Catâneo, ocupará grande parte do relato, o que confere à obra seu tom épico, ainda que certas passagens de O Uraguai também apresentem traços de puro lirismo.
( ) O poema é todo composto em versos decassílabos brancos, predominantemente de ritmo heroico, como se pode ver claramente no excerto.
( ) A glorificação do General Gomes Freire de Andrade no excerto evidencia que ele é o herói do poema, símbolo da civilização europeia que chega aos Sete Povos e que se contrapõe aos indígenas, apresentados no poema como selvagens, sem quaisquer qualidades heroicas.
A sequência correta é
a) F – V – V – F.
b) V – V – F – F.
c) V – F – F – V.
d) F – F – V – F.
GABARITO
01 - E
02 - C
03 - C
04 - B
05 - C
06 - D
07 - B
08 - C
09 - A
10 - A
Nenhum comentário:
Postar um comentário