PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 5 de fevereiro de 2022

Questão de Geografia - UECE 2015 - Atente para o seguinte texto: Serra da Boa Esperança, esperança que encerr

UECE 2015 -  Atente para o seguinte texto: 
Serra da Boa Esperança, esperança que encerra No coração do Brasil um punhado de terra No coração de quem vai, no coração de quem vem Serra da Boa Esperança meu último bem Parto levando saudades, saudades deixando Murchas caídas na serra lá perto de Deus Oh minha serra eis a hora do adeus vou-me embora Deixo a luz do olhar no teu olhar Adeus (Lamartine Babo) 

O conceito de lugar foi utilizado durante muito tempo na geografia para expressar o sentido de localização de um determinado sítio. Atualmente, este conceito vai além da simples localização de fenômenos geográficos, expressando uma contextualização simbólica que compreende um conjunto de significados. Portanto, com base no texto acima e na perspectiva atual de lugar, pode-se afirmar corretamente que 
a) para o autor do texto, a serra representa uma dimensão da paisagem na qual o sentimento de posse está relacionado a sua perspectiva econômica. 
b) a simbologia representada pela serra é motivada por laços emocionais que foram construídos na dimensão do espaço vivido. 
c) a relação sujeito-lugar é percebida na perspectiva de uma relação simplesmente natural envolvendo apenas os elementos da natureza. 
d) a serra constitui-se enquanto aspecto morfológico como um espaço vazio de conteúdo, sem história, refletindo apenas uma porção da natureza desprovida de afetividade.

RESPOSTA:
Letra B.

Nenhum comentário: