PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 5 de fevereiro de 2022

Exercícios de Geografia sobre lugar - com gabarito

Questão 01 - ENEM 2020 Digital - Menino de engenho

A minha mãe sempre me falava do engenho como de um recanto do céu. E uma negra que ela trouxera para criada contava histórias de lá, das moagens, dos banhos de rio, das frutas e dos brinquedos, que me acostumei a imaginar o engenho como qualquer coisa de um conto de fadas, de um reino fabuloso. 
REGO, J. L. Menino de engenho. In: Ficção completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986. 

O conceito geográfico que define a relação descrita no texto entre indivíduo e espaço é: 
a) Rede, pois permite o fluxo de informações. 
b) Escala, pois dimensiona a área de utilização. 
c) Lugar, pois oferece uma noção de afetividade. 
d) Território, pois caracteriza um exercício de poder. 
e) Região, pois delimita conjuntos por homogeneidades.

Questão 02 - UEA 2020 - Leia o trecho do poema “Canção do exílio”, escrito pelo poeta Gonçalves Dias em 1843.

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

[...]

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
(https://letrasufabc.wordpress.com. Adaptado.)

No poema, Gonçalves Dias ressalta os valores naturais do Brasil, contrapondo-os ao seu exílio na Europa.

Tendo como referência uma categoria de análise geográfica, as lembranças do poeta em relação ao Brasil podem ser explicadas pela noção de
No poema, Gonçalves Dias ressalta os valores naturais do Brasil, contrapondo-os ao seu exílio na Europa. Tendo como referência uma categoria de análise geográfica, as lembranças do poeta em relação ao Brasil podem ser explicadas pela noção de 
a) Lugar, enquanto base da existência humana, representado por símbolos, significados e sentimentos próprios. 
b) Paisagem, enquanto base de uma relação de poder, materializada pelo aprisionamento em outro país. c) Região, enquanto base da homogeneidade de características sociais, representada pela semelhança entre Brasil e Portugal. 
d) Território, enquanto base da forma visível do espaço geográfico, resultado do agrupamento de elementos físicos, naturais e sociais. 
e) Geopolítica, enquanto base da condição humana, potencializada pela luta de classes que ocorre no exílio português.

Questão 03 - URCA 2020/1 - A Geografia é uma ciência enraizada em conceitos ligados a complexidade organizacional do espaço geográfico. Marque a alternativa correta em que apresenta o conceito de lugar: 
a) É um conjunto de formas, que em um dado momento, exprime as heranças que representam sucessivas relações entre o humano e a natureza. É materialização do espaço geográfico com base no alcance dos sentidos. 
b) Pode ser facilmente definida como um recorte do espaço. Comporta uma parcela do espaço, se constituindo como produto e produtora das dinâmicas de globalização, fragmentação e diferenciação do espaço. 
c) Constitui a dimensão de existência que se manifesta na porção do espaço geográfico apropriado pela vida, no qual se valorizam as relações de afetividade desenvolvidas pelos indivíduos em relação ao seu ambiente. 
d) Pode ser entendido como a dimensão política do espaço, estabelecido com base nas relações de poder, podendo ser uma área demarcada ou descontinua. 
e) É uma categoria - chave e objeto do estudo da geografia. É complexo, fragmentado, articulado, reflexo e condicionante da sociedade. Ele é dotado de formas (base material), funcionalidade, estrutura e processo.

Questão 04 - URCA 2016/2 - A imagem capturada pelas lentes da máquina fotográfica do Artista Cratense Samuel Araújo Gregório, expressa sentimentos de pertencimento, acolhimento e afetividade que o povo cratense traz como marca forte de sua personalidade.


Assinale a alternativa que melhor traduz o que o artista na fotografia expressa como Categoria Geográfica. 
A) Lugar. 
B) Território. 
C) Globalização. 
D) Região. 
E) Fronteira

Questão 05 - UECE 2015 -  Atente para o seguinte texto: 
Serra da Boa Esperança, esperança que encerra No coração do Brasil um punhado de terra No coração de quem vai, no coração de quem vem Serra da Boa Esperança meu último bem Parto levando saudades, saudades deixando Murchas caídas na serra lá perto de Deus Oh minha serra eis a hora do adeus vou-me embora Deixo a luz do olhar no teu olhar Adeus (Lamartine Babo) 

O conceito de lugar foi utilizado durante muito tempo na geografia para expressar o sentido de localização de um determinado sítio. Atualmente, este conceito vai além da simples localização de fenômenos geográficos, expressando uma contextualização simbólica que compreende um conjunto de significados. Portanto, com base no texto acima e na perspectiva atual de lugar, pode-se afirmar corretamente que 
a) para o autor do texto, a serra representa uma dimensão da paisagem na qual o sentimento de posse está relacionado a sua perspectiva econômica. 
b) a simbologia representada pela serra é motivada por laços emocionais que foram construídos na dimensão do espaço vivido. 
c) a relação sujeito-lugar é percebida na perspectiva de uma relação simplesmente natural envolvendo apenas os elementos da natureza. 
d) a serra constitui-se enquanto aspecto morfológico como um espaço vazio de conteúdo, sem história, refletindo apenas uma porção da natureza desprovida de afetividade.

Questão 06 -UNIMONTES 2018 - Observe a figura abaixo.


A figura acima retrata a sistematização de uma categoria geográfica cujo termo deverá completar o retângulo que está em branco na parte superior da figura. Trata-se da categoria: 
a) Paisagem. 
b) Território. 
c) Lugar. 
d) Região.

Questão 07 - URCA/2022.1 - "[...] Como experiência caracteriza-se principalmente pela valorização das relações de afetividade desenvolvidas pelos indivíduos em relação ao ambiente. Nesta linha de raciocínio, [...] é resultado de significados construídos pela experiência, ou seja, trata-se de referenciais afetivos desenvolvidos ao longo de nossas vidas". 
(GIOMETTI, PITTON e ORTIGOZA, S/D. 
Disponível em https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/47175 /1/u1_d22_v9_t02.pdf. Acesso em 03/02/22). 
O texto acima trata de uma das possibilidades de leitura do conceito de: 
A) Globalização 
B) Região 
C) Espaço geográfico 
D) Território
E) Lugar

GABARITO
01 - C
02 - A
03 - C
04 - A
05 - B
06 - C
07 - E

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...