PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Questão de Geografia - Observe as imagens abaixo. Depois, responda às questões no caderno.

Observe as imagens abaixo. Depois, responda às questões no caderno.
Igreja Nossa Senhora da Penha de França, São Paulo, SP (1925).

Igreja Nossa Senhora da Penha de França, São Paulo, SP (2016).

a) Há predominância de elementos naturais ou culturais nas imagens? 
b) Que elementos podem ser observados em cada uma das paisagens retratadas? 
c) Aponte as mudanças e as permanências. 
d) Pelas características observadas nas paisagens das fotografias, pode-se dizer que as funções do bairro nos dias de hoje são as mesmas de antigamente?

RESPOSTA:
a) Nas duas imagens é possível observar a predominância de elementos culturais. 

b) Na fotografia de cima, há casas baixas, rua de paralelepípedo, trilhos do bonde. Já na fotografia abaixo, é possível observar muitos prédios comerciais e residenciais, ruas asfaltadas, semáforos e automóveis. 

c) A derrubada de alguns edifícios para a construção de outros, o crescimento das árvores e a maior presença de automóveis podem ser apontados como mudanças. Já a presença da igreja, da praça, das vias e de estruturas de iluminação pública podem ser apontadas como permanências entre os dois momentos fotografados. 

d) As mudanças nas paisagens revelam que as relações e as funções do bairro se alteraram. Essa parte do bairro, no início do século XX, era predominantemente residencial e sua paisagem era constituída basicamente de poucas casas térreas. Nos dias atuais, a principal função dessa parte do bairro é comercial.

LEIA TAMBÉM:

A sequência dessas questões: ATIVIDADE 01 - ATIVIDADE 02 - ATIVIDADE 03 - ATIVIDADE 04 - ATIVIDADE 05  - ATIVIDADE 06 - ATIVIDADE 07 - 

2 comentários:

Unknown disse...

Ajudou muito ��

Anônimo disse...

Ahh ajudou demais !!!

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...