PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 5 de fevereiro de 2022

Exercícios de Geografia sobre a Região Sul - com gabarito

Questão 01 - UNITINS 2018 - Diversas características podem ser identificadas em cada macrorregião definida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, no território brasileiro. Entre as alternativas sobre as regiões brasileiras, aponte a INCORRETA: 
a) A região Nordeste, historicamente, caracteriza-se por apresentar baixos níveis de desenvolvimento. A partir da década de 2000, porém, com a ampliação da irrigação, o aumento da industrialização (principalmente nas áreas metropolitanas de Salvador, Recife e Fortaleza) e a aplicação de alguns programas sociais, verificou-se uma melhoria nas condições de vida da população. 
b) A região Sul, desde o século XVIII, teve seu crescimento demográfico e econômico desenvolvido, quando a região recebeu grande número de imigrantes para ocuparem o território, com a criação intensiva do rebanho ovino, suíno e bovino. A presença dos imigrantes (portugueses, espanhóis, italianos, alemães, japoneses, entre outros) garantiu à região muitos aspectos culturais da cultura luso-brasileira 
c) A região Sudeste é a mais populosa e urbanizada do Brasil e abriga o setor industrial mais desenvolvido, além de que a produção agrícola apresenta os maiores níveis de mecanização do país. Nessa região, estão localizadas as duas maiores metrópoles nacionais – São Paulo e Rio de Janeiro. 
d) A região Norte é a mais extensa do país, foi pouco povoada durante o período colonial. Sua ocupação territorial foi estipulada pela exploração da borracha, que, entre 1870 e 1910, teve importância nas exportações brasileiras. Atualmente, sofre com desmatamentos da floresta Amazônica decorrentes principalmente da expansão de atividades agropecuárias. 
e) A região Centro-Oeste durante séculos manteve-se pouco povoada. Nas últimas décadas do século XX, a agroindústria expandiu-se enormemente nessa região, principalmente a destinada à produção de soja para exportação.

Questão 02 - FGV-SP 2015/2 - Sobre as características da agropecuária na Região Sul do Brasil, leia as seguintes afirmações: 
I. Em termos de valor da produção, a agropecuária dessa região ocupa o segundo lugar nacional, sendo superada apenas pela do Sudeste. 
II A agricultura familiar é praticada na maior parte dos estabelecimentos agropecuários da região. 
III A região concentra mais da metade dos estabelecimentos brasileiros com produção animal integrada à indústria processadora de aves e suínos. 
IV Ao contrário do que ocorre no Nordeste e no Centro Oeste, a grande maioria dos agricultores regionais não tem acesso a nenhum tipo de orientação técnica. 
É verdadeiro o que se afirma em 
a) I e II, apenas. 
b) I, II e III, apenas. 
c) III e IV, apenas. 
d) II e IV, apenas. 
e) I, II, III e IV.

Questão 03 - UDESC 2008/1 - Em algumas áreas brasileiras, incluindo a região Sul, é possível observar um fenômeno que pode causar a diminuição das terras férteis, em função do empobrecimento dos solos, que pode ser relacionado às mudanças naturais e atividades humanas predatórias. Nessa frase está implícito o conceito de: 
a)biorremediação. 
b)desertificação. 
c)efeito estufa. 
d)eutroficação. 
e)biosfera.

Questão 04 - UPE 2015 - Leia o texto a seguir: “No Brasil, a Mata dos Pinhais cobria originalmente uma área superior a 100.000 km² ou 100.000.000 de hectares. Atualmente calcula-se que sobraram apenas cerca de 300km² ou 300.000 hectares desse domínio vegetal, ou seja, apenas 0,3% da cobertura original.” (Melhem Adas) 
Esse domínio vegetal brasileiro reflete, na Região Sul, um domínio climático mencionado na alternativa 
a) Temperado Oceânico 
b) Tropical 
c) Frio 
d) Subtropical 
e) Temperado Continental

Questão 05 - ESA 1989 - As duas bacias hidrográficas mais destacadas na região Sul são as: 
(A) bacia do Sudeste e bacia do São Francisco 
(B) bacia secundária e bacia do Paraguai. 
(C) bacia do Uruguai e bacia do Paraguai. 
(D) bacia do Prata e bacia Amazônica. 
(E) bacia do Uruguai e bacia do Paraná

Questão 06 - ESA 1979 - Dentre as citadas nas opções, a região brasileira que possui o menor número de unidades da federação é: 
(A) Norte 
(B) Nordeste 
(C) Sudeste 
(D) Sul

GABARITO
01 - B
02 - B
03 - B
04 - D
05 - E
06 - D

Nenhum comentário: