Questão 01 - UECE 2015/2 - A região Nordeste do Brasil apresenta uma complexidade climática própria, em parte fortemente influenciada pelos mecanismos físicos que interagem entre si e são responsáveis pela distribuição de chuvas nessa região. Os tipos climáticos que predominam no Nordeste brasileiro são:
A) equatorial, subtropical e semiárido.
B) semiárido e tropical de altitude.
C) semiárido e subtropical.
D) litorâneo úmido, tropical e tropical semiárido.
Questão 02 - UFAC 2009 - Considerada a “região-problema” do país, o Nordeste enfrenta graves conflitos sociais e econômicos: área de repulsão de população, analfabetismo, mortalidade infantil, concentração de renda e de terra, seca, falta de oportunidades de emprego. De acordo com o IBGE pode ser dividido em quatro sub-regiões, a saber:
a) Jalapão, Sertão, Agreste e Brejo.
b) Agreste, Brejo, Polígono das Secas e Vale do Jequitinhonha.
c) Zona da Mata, Brejo, Recôncavo Baiano e Jalapão.
d) Mata dos Cocais, Zona da Mata, Agreste e Brejo.
e) Meio-Norte, Sertão, Agreste e Zona da Mata.
Questão 03 - ESA 2011 - No Nordeste do Brasil, os pólos produtores de grãos, entre eles a soja, associados aos fluxos migratórios de agricultores do Sul do País, estão concentrados no(a)
A) Zona da Mata Pernambucana.
B) entorno de Petrolina-PE e de Juazeiro-BA.
C) região do Seridó, no Rio Grande do Norte.
D) Oeste baiano, no sul do Maranhão e do Piauí.
E) agreste da Paraíba e de Pernambuco.
Questão 04 - ESA 1984 - A região geográfica brasileira que é a segunda em número de habitantes é o:
A) Sudeste
B) Sul
C) Nordeste
D) Centro-Oeste
Questão 05 - ESA 1982 - A caatinga é o tipo de vegetação que caracteriza o Nordeste semiárido. Dentro da região Nordeste, é encontrada com maior frequência no (a):
A) Zona da Mata
B) Ocidente do Meio-Norte
C) Agreste
D) Sertão
Questão 06 - UNICAMP 2021 - A região Nordeste brasileira é marcada por contrastes climáticos: áreas úmidas e áreas com longos períodos de estiagem. O mapa a seguir mostra a variação da umidade por meses em relação à distribuição das chuvas.
Sobre as características climáticas e a distribuição das chuvas na região Nordeste, é correto afirmar:
a) Todas as áreas sem seca ou subsecas recebem umidade da zona de convergência intertropical, além do incremento de vapor d’água do processo de evapotranspiração das florestas tropicais.
b) No centro do Estado da Bahia localiza-se a principal área no interior da região Nordeste com 1 a 3 meses secos, devido ao efeito orográfico da Chapada Diamantina na formação de chuvas.
c) O período de estiagem das áreas com 4 a 5 meses secos ocorre no verão, enquanto o das áreas com 6 a 8 meses secos ocorre no outono e inverno na Bahia, e na primavera e verão nos demais Estados.
d) A distribuição da umidade na região Nordeste tem estreita relação com o tipo de vegetação: nas áreas com 9 a 11 meses secos ocorre a vegetação de caatinga; nas áreas com 6 a 8 meses secos, a vegetação de cerrado.
Questão 07 - PUC-RS 2012 - Com relação à Região Nordeste brasileira, é correto afirmar:
a) A área de transição entre o Litoral e o Agreste, marcada pela caatinga, foi inicialmente ocupada graças aos projetos de implantação da agricultura comercial açucareira.
b) A Zona da Mata, área de ocupação inicial do Nordeste brasileiro, buscou como alternativa econômica modernas unidades industriais de confecções.
c) O Agreste, que está estruturado sobre a base da pequena produção camponesa de alimentos, corresponde à área de transição entre a Zona da Mata e o Meio Norte.
d) O Meio Norte, caracterizado por um clima quente e úmido, com o predomínio da Mata Atlântica, foi ocupado em função de grandes projetos de ecoturismo.
e) Nas bordas do Sertão, avançando para o Cerrado, as culturas mecanizadas de soja, milho, arroz e feijão invadiram o oeste baiano e o sul do Maranhão e do Piauí.
Questão 08 - UFRGS 2014 - A porção interior da Região Nordeste do Brasil vem sofrendo transformações significativas na produção agrícola, a exemplo
a) do fumo para o mercado nacional.
b) da cana-de-açúcar para a produção de polímeros.
c) da uva para a produção de vinho tipo exportação.
d) da laranja para a produção de suco.
e) do eucalipto para a produção de celulose.
Questão 09 - UNEB 2016/1 - Sobre os aspectos físicos da Região Nordeste brasileira, é correto afirmar:
a) Os solos nordestinos são autóctones, não existindo, portanto, solos transportados pelos agentes erosivos.
b) As áreas de tabuleiros litorâneos se desenvolvem predominantemente em terrenos de afloramentos cristalinos.
c) Os brejos encontrados no semiárido são áreas de matas úmidas, alimentadas geralmente por chuvas orográficas.
d) O Nordeste Ocidental é domínio das depressões interplanalticas e dos rios de drenagem intermitente.
e) O Agreste é marcado pelos babaçuais e passa por dois tipos de estações fluvioclimáticas, sendo que, em ambas, o processo pluviométrico diário não é interrompido.
Questão 10 - UECE 2013/2 - No que concerne às condições geoambientais do Nordeste brasileiro, assinale a afirmação verdadeira.
a) As coberturas sedimentares recentes (Quaternário) abrangem o litoral e os fundos dos vales.
b) As serras muito acidentadas ou dissecadas são próprias das bacias sedimentares que têm estruturas horizontais.
c) Os planaltos sedimentares, com coberturas de rochas areníticas têm solos férteis e uma rede hidrográfica muito densa.
d) Os sertões têm primazia de rochas sedimentares, solos espessos e drenagem semiperene.
GABARITO
01 - D
02 - E
03 - D
04 - C
05 - D
06 - B
07 - E
08 - C
09 - C
10 - A
Nenhum comentário:
Postar um comentário