PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 5 de fevereiro de 2022

Exercícios de Geografia sobre a Região Norte - com gabarito

Questão 01 - UNIFENAS 2018/1 - Na Região Norte, está localizado um importante ecossistema para o planeta: a Amazônia. O domínio morfoclimático da Amazônia está presente nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A Floresta, portanto, ocupa quase metade do território brasileiro, o que faz com que o Brasil seja um campeão de biodiversidade. 
Disponível em: http://www.geografia.seed.pr.gov.br. Acesso em 08 jul.2017. Com adaptação. 

Qual das afirmações a seguir melhor expressa aspectos que caracterizam a floresta amazônica? 
a) Abrange um bioma de elevada biodiversidade com aspecto mesófilo, intermitente e semidecíduo. É uma extensa floresta, adaptada em área de clima tropical continental. 
b) É a maior floresta pluvial tropical do mundo. Apresenta aspecto latifoliado, higrófilo e heterogêneo, com um elevado quantitativo de espécies de flora e fauna em sua composição. 
c) Compreende um bioma adaptado em solos férteis, climas úmidos e de temperatura amena. Tem como particularidades formações arbóreas aciculifolidas. 
d) Envolve um mosaico de espécies, apresentando características de xeromorfismo, com matas, galerias de terra-firme e de igapó, associadas a gramíneas e arbustos. 
e) Compõe o maior bioma síntese do Brasil, adaptado em clima equatorial e em solos profundos e férteis. Apresenta fisionomia complexa, favorecida pela grande variação regional dos fatores climáticos como a latitude e altitude.

Questão 02 - IMEPAC 2018 - Leia este trecho, de autoria da geógrafa Bertha Becker, que faz referência a uma região brasileira.
“Uma grande modificação estrutural ocorreu no povoamento regional, agora localizado ao longo das rodovias e não mais ao longo da rede fluvial, e no crescimento demográfico, sobretudo urbano. Processou-se, na região, uma penosa mobilidade espacial, com forte migração e contínua expropriação da terra e, assim, foi marcado o processo de urbanização. Em vista disso, a região teve a maior taxa de crescimento urbano no país, nas últimas décadas. No censo de 2000, 70% de sua população estava localizada em núcleos urbanos, embora carentes dos serviços básicos.”
BECKER, B. Estudos Avançados, 19 (53). 2005. p. 73 (Adaptação).
Nesse trecho, a geógrafa faz referência à região: 
a) Centro-Oeste. 
b) Nordeste. 
c) Norte. 
d) Sudeste.

Questão 03 - UNITINS 2017 - Conforme a classificação dos aspectos físicos das regiões brasileiras, constituem exemplos de ocorrência física da região NORTE do Brasil as seguintes características: 
a) Clima Tropical Semi-Árido e a Zona da Mata 
b) Bacia Platina e Solos Humosos 
c) Mata das Araucárias e a Serra dos Pirineus 
d) Bacia Amazônica e a Planície do Pantanal 
e) Climas Quentes e Úmidos e a Planície Amazônica

Questão 04 - UEA 2017 - Na região Norte do Brasil, os conflitos no campo são decorrentes, entre outros fatores, 
a) do avanço da influência urbana sobre o campo. 
b) das concessões estatais aos pequenos agricultores. 
c) da manutenção do desemprego conjuntural. 
d) do estímulo à expansão do mercado interno. 
e) da perpetuação da concentração fundiária.

Questão 05 - ESA 1988 - O pico da Neblina, ponto culminante do relevo brasileiro e que fica na região Norte, está localizado na serra do (a): 
A) Parima 
B) Pacaraima 
C) Acari 
D) Imeri 
E) Tumucumaque

Questão 06 - A maior parte da Floresta Amazônica está localizada na região: 
a) Norte 
b) Nordeste 
c) Sudeste 
d) Centro-Oeste 
e) Sul


GABARITO
01 - B
02 - C
03 - E
04 - E
05 - D
06 - A

Nenhum comentário: