PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Exercícios de Geografia sobre Energia Solar - com gabarito

Questão 01 - A Energia solar não provoca danos ambientais, podendo ser considerada uma fonte de energia limpa. A afirmativa acima está: 
a) Incorreta, pois toda a produção de energia elétrica pelos raios de sol emite poluentes na atmosfera. 
b) Correta, pois não há queima de combustíveis e nem ocupação de grandes áreas para a utilização dessa fonte de energia. 
c) Incorreta, pois muitos animais morrem em função da insolação causada por essas usinas, gerando danos ambientais relacionados com a quebra da cadeia alimentar. 
d) Correta, pois a energia gerada pelo sol não ocasiona transformações imediatas na atmosfera, que seriam sentidas apenas a longo prazo. 
e) Incorreta, pois a proliferação de energia solar agravaria o problema do efeito estufa.

Questão 02 - A energia solar, apesar de amplamente vantajosa no sentido ambiental e em seu nível de produtividade, não é amplamente utilizada no Brasil e na maior parte do mundo, em função de suas desvantagens, entre as quais, podemos assinalar: 
a) o baixo índice de radiação solar em países tropicais, a exemplo do território brasileiro. 
b) a baixa capacidade de aquecimento do sol mesmo nos períodos de maior insolação. 
c) a elevada instabilidade dos geradores solares no atual nível de tecnologia. 
d) os painéis solares são caros e o seu rendimento é baixo. 
e) as usinas de energia solar necessitam de grandes áreas, destruindo florestas e áreas agricultáveis.

Questão 03 - Vem se tornando crescente, em todo o mundo, o aproveitamento energético da radiação solar, cujo destino principal é para duas formas de energia, que são: 
a) a elétrica e a mecânica 
b) a elétrica e a automotiva 
c) a elétrica e a térmica 
d) a mecânica e a eólica 
e) a mecânica e a automotiva

Questão 04 - (FGV/2006) “As usinas de energia solar responderão por 2,5% das necessidades globais de eletricidade até 2025 e 16% em 2040, diz o relatório da associação europeia do setor e do Greenpeace. Hoje, elas representam 0,05% da matriz energética. A taxa de expansão anual do setor tem sido de 35%.” Jornal O Estado de S. Paulo, 07/09/2006 
Assinale a alternativa que melhor explique esse enunciado: 
a) Essa tendência de expansão explica-se pelo fato de o Sol representar fonte inesgotável de energia, cuja transformação em eletricidade exige um processo simples e de baixo custo, se comparado com a hidreletricidade. 
b) A transformação de energia solar (de radiação) em elétrica difundiu-se muito no Brasil para uso doméstico, especialmente após a crise do apagão, em 2001. 
c) O desenvolvimento da geração de energia elétrica a partir da solar ainda é incipiente no Brasil, pois envolve um processo caro e complexo se comparado à hidreletricidade, relativamente barata e abundante. 
d) A tropicalidade do Brasil permite vislumbrar, a médio prazo, um quadro de substituição da energia hidrelétrica por energia solar, sobretudo nas áreas metropolitanas costeiras. 
e) A expansão do uso de energia solar apontado pelo enunciado favorece, especialmente, os países subdesenvolvidos que ocupam, em sua maioria, as faixas intertropicais do planeta.

GABARITO
01 - B
02 - D
03 - C
04 - C

Nenhum comentário: