PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Exercícios de Geografia sobre Energia Nuclear - com gabarito

Questão 01 - Descreva o processo de obtenção de energia nuclear.

Questão 02 - O elemento químico utilizado para a obtenção de energia nuclear é: 
a) Urânio 
b) Césio 
c) Hidrogênio 
d) Tório 
e) Chumbo

Questão 03 - Quais os principais países que utilizam a energia nuclear para geração de eletricidade?

Questão 04 - No fim da década de 1960, o governo brasileiro começou a definir o Programa Nuclear Brasileiro, destinado a implantar no país a produção de energia atômica. No entanto, o Programa Nuclear Brasileiro sofreu, nos anos 80, uma aguda desaceleração. Explique os principais motivos desse processo.

Questão 05 - Aponte os aspectos positivos e negativos da energia nuclear.

Questão 06 - (UFABC) ENERGIA NUCLEAR

Rosa de Hiroxima
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas, oh, não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada
(Vinícius de Moraes)
O poema refere-se à Rosa de Hiroxima como “radioativa, estúpida, inválida”, destacando os efeitos nocivos da radioatividade, um dos subprodutos da energia nuclear e que pode vazar para o ambiente através do lixo atômico ou por acidentes, como o que ocorreu na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia. Entre as vantagens da energia nuclear, que compensam os perigos de possíveis acidentes, destacam-se:
a) o fato de ser renovável, não causar grandes impactos ambientais, como as hidrelétricas, e não ser fonte de conflitos entre países, pois não é uma fonte finita.
b) a presença, na geração de energia, tanto de capitais privados como estatais, pois as usinas nucleares são investimentos de baixo custo e retorno rápido.
c) o combustível (urânio enriquecido) é relativamente barato, a geração de resíduos é pequena e não há geração de gases que intensificam o efeito estufa.
d) a abundância do combustível (urânio) em todo o mundo, o baixo custo de implantação de usinas nucleares e a tecnologia acessível aos países pobres.
e) o controle internacional sobre a geração de energia nuclear e a legislação ambiental rígida, que restringem a construção de usinas pelos países que não seguem as normas.

Questão 07 - (ESPM) Leia os textos e responda: Sob rígidas sansões da ONU por conta de seu programa nuclear, o governo do país anunciou que atingiu 3 mil centrífugas para enriquecimento de urânio. O país afirma que seu programa visa produzir energia, mas EUA e União Europeia temem que o país busque a bomba atômica. Relatório emitido pela Aeia, a Agência Internacional de Energia Atômica, menciona que o país tem 2 mil centrífugas e outras 620 em fase de teste. Mergulhado numa grave crise econômica, o país aceitou desativar todo o seu programa nuclear até o fim deste ano, informou o principal negociador nuclear dos EUA e secretário assistente de Estado, Chistropher Hill, após negociações em Genebra. Em troca o país receberá compensação política e econômica. 
Folha de São Paulo, 3/9/2007. 
Os textos referem-se respectivamente a dois países cujos programas nucleares preocupam a comunidade internacional. Os países são: 
a) Irã e Paquistão 
b) Irã e Coreia do Norte 
c) Coreia do Norte e Paquistão 
d) Coreia do Norte e Turquia 
e) Paquistão e Síria

GABARITO
01 - Para que energia nuclear seja obtida é necessário realizar a fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, que, por sua vez, libera uma grande quantidade de energia. A energia nuclear mantém unidas as partículas do núcleo de um átomo, a divisão desse núcleo em duas partes provoca a liberação de grande quantidade de energia.

02 - A

03 - Vários países utilizam a energia nuclear para geração de energia elétrica, existem, aproximadamente, 440 usinas nucleares em funcionamento no mundo. Alguns países se destacam na produção de energia elétrica através de usinas nucleares, atualmente os Estados Unidos lideram a produção de energia nuclear, no entanto, os países mais dependentes da energia nuclear para geração de energia elétrica são: França (80%), Suécia (60%), Finlândia (50%) e Bélgica (50%).

04 - O Programa Nuclear Brasileiro não se desenvolveu da forma planejada em razão dos problemas ligados à falta de aproveitamento de energia e de mão de obra qualificada na área de aproveitamento de energia nuclear. Outro fator que contribuiu para o fracasso do programa foram os elevados custos de sua instalação e operação das usinas nucleares, cerca de três vezes maiores que os de uma usina hidrelétrica equivalente. Angra 1 começou a funcionar em 1981, mas foi paralisada em seguida por problemas técnicos. Somente no fim de 1983 seu funcionamento foi retomado em forma de testes e a usina ainda não entrou em operação permanente com capacidade total. As usinas Angra 2 e Angra 3, deveriam funcionar a partir de 1983 e 1984, mas Angra 2 só entrou em funcionamento em 2000, e Angra 3 até hoje não funciona.

05 - Aspectos positivos da energia nuclear: 
- As reservas de energia nuclear são muito maiores que as reservas de combustíveis fósseis; - Comparada às usinas de combustíveis fósseis, a usina nuclear requer menores áreas; - As usinas nucleares possibilitam maior independência energética para os países importadores de petróleo e gás; - Não contribui para o efeito estufa. 

Aspectos negativos: - Os custos de construção e operação das usinas são muito altos; - Possibilidade de construção de armas nucleares; - Destinação do lixo atômico; - Acidentes que resultam em liberação de material radioativo; - O plutônio 239 leva 24.000 anos para ter sua radioatividade reduzida à metade e cerca de 50.000 anos para tornar-se inócuo.

06 - C
07 - B

Nenhum comentário: