PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 5 de fevereiro de 2022

Exercícios de Geografia sobre a Região Centro-Oeste - com gabarito

Questão 01 - UNEMAT 2012/2 - A ocupação desta vasta região brasileira baseou-se na pecuária extensiva de corte, que abastecia os grandes mercados consumidores localizados nas proximidades do pólo industrial brasileiro. Tornou-se área de fronteira agrícola no começo da década de 80, incrementando vastas áreas à dinâmica da economia brasileira e do capital internacional. Hoje, destaca-se na produção de grãos respondendo por cerca de 40% da soja produzida no país. Por outro lado, esse mesmo cultivo trouxe para essa região o desafio de preservar o cerrado que constitui o seu maior ecossistema. (TAMDIJAM & MENDES, 2004). 
O texto faz alusão a que região brasileira? 
a) Região Norte 
b) Região Nordeste 
c) Região Sul 
d) Região Sudeste 
e) Região Centro-Oeste

Questão 02 - UNICENTRO 2016 - O bioma localizado na maior parte da região Centro-Oeste é caracterizado pela presença de vegetação de pequenos arbustos. O solo desse bioma é deficiente em nutrientes e possui, ainda, alta saturação de alumínio, o que contribui para a baixa produção de biomassa aérea das plantas, causando o escleromorfismo da vegetação nativa. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o bioma descrito. 
a) Araucária. 
b) Caatinga. 
c) Campos. 
d) Cerrado. 
e) Mangue.

Questão 03 - CESMAC 2017/1 - O processo de urbanização se manifesta em todo o Brasil. Contudo, do ponto de vista regional, registram-se diferenças no ritmo da transferência da população do meio rural para o meio urbano. Marque a alternativa que apresenta os motivos que favoreceram a urbanização da região Centro-Oeste do Brasil. 
a) A região teve uma urbanização lenta até 1970, pois a estrutura agrária, baseada na propriedade familiar, restringia o êxodo rural. 
b) A urbanização da região foi impulsionada pela fundação de Brasília e pelas rodovias de integração nacional que interligaram a nova capital com outras regiões do país. 
c) Na região, a trajetória da urbanização permanece relativamente lenta, pois a estrutura agrária assentada sobre minifúndios, na faixa agreste, contribuiu para evitar o êxodo rural. 
d) A região conheceu um processo vigoroso de urbanização, nas últimas décadas, impulsionado pela proliferação de cidades ao longo das rodovias. 
e) O insuficiente desenvolvimento do mercado regional urbano reduziu a atração exercida pelas cidades da região.

Questão 04 - UEA 2019 - Principal grão do Brasil, foi introduzido no país em 1914. A partir da década de 1970, o setor registrou alto crescimento graças à migração de produtores do Sul, com o desenvolvimento de novas técnicas de cultivo e do uso de pesticidas. “Os preços aumentavam e os produtores do Sul não tinham terra suficiente para desenvolver. Muitos se instalaram no Cerrado, onde transformaram terras baratas, que eram inóspitas para o plantio da oleaginosa”, disse Amélio Dall’Agnol, da Embrapa. (www.afp.com, 15.06.2019. Adaptado.) 
O grão e a região brasileira que abrigou a sua primeira frente de expansão são 
a) a soja e o Sudeste. 
b) o milho e o Sudeste. 
c) o milho e o Centro-Oeste.
d) a soja e o Centro-Oeste. 
e) a soja e o Norte.

Questão 05 - FGV-SP 2016/2 - Em um debate sobre a expansão do agronegócio na Região Centro-Oeste, um agricultor afirmou: - Eu não compro terra; eu compro clima! Considerando-se a frase em destaque, é correto afirmar que o agricultor 
a) depende de condições estáveis, como a qualidade dos solos, mas não tem como interferir nas condições ambientais constantes, como a chuva e a temperatura. 
b) pode atuar sobre os fatores que definem as condições climáticas, como, por exemplo, alterar os efeitos da latitude, mas não tem como modificar as propriedades dos solos. 
c) pode modificar as propriedades do solo mediante o emprego de insumos químicos, mas é dependente das condições climáticas, como, por exemplo, do regime de chuvas. 
d) não tem como mudar a influência do relevo e do solo sobre a atividade agrícola, mas pode alterar a influência da altitude sobre o ciclo de crescimento das plantas. 
e) pode interferir nas condições naturais, tanto adequando o clima às necessidades do cultivo quanto ajustando a fertilidade do solo às exigências de nutrientes da planta.

Questão 06 - ESA 2016 - A região brasileira, que desde o final da década de 1960, tornou-se a segunda mais urbana do país é a: 
A) Região Sudeste. 
B) Região Sul.
C) Região Centro-Oeste. 
D) Região Nordeste 
E) Região Norte

Questão 07 - IBFC 2022 - “A região ______ é a segunda maior do país em extensão territorial, e a menos populosa. Composta pelos estados de Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e o Distrito Federal (DF), onde está situada a capital do País, Brasília, a região não possui lugares com grandes altitudes” (EMBRAPA, 2022). 
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna. 
a) Centro-Oeste 
b) Norte 
c) Centro-Norte 
d) Oeste

Questão 08 - MetroCapital Soluções 2019 - Por quantos Estados é formada a Região Centro-Oeste do Brasil? 
A) 2 Estados e o Distrito Federal. 
B) 3 Estados e o Distrito Federal. 
C) 4 Estados e o Distrito Federal. 
D) 5 Estados e o Distrito Federal. 
E) 6 Estados e o Distrito Federal.

Questão 09 - CS-UFG 2012 - A região Centro-Oeste é conhecida por abrigar capitais planejadas para exercerem funções políticas e administrativas. Entre essas capitais, estão 
A) Curitiba e Porto Velho. 
B) Belo Horizonte e Cuiabá. 
C) Goiânia e Brasília. 
D) Campo Grande e Palmas.

Questão 10 - MPE-GO 2015 - A região Centro-Oeste é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Sobre ela, é correto afirmar: 
a) É a primeira região do país em superfície territorial. 
b) É formada pelos Estados de Goiás, Tocantins e Mato Grosso. 
c) É formada somente pelos Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
d) É formada pelos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal. 
e) É formada pelos Estados de Goiás, Tocantins, Minas Gerais e pelo Distrito Federal.

Questão 11 - Unoesc 2021 - A Região Centro-Oeste é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Entre suas características é possível destacar, exceto: 
A) É banhada pelo Oceano Atlântico e seu litoral é muito procurado pelos veranistas. 
B) É composta por três Estado (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), mais o Distrito Federal (Brasília). 
C) Os planaltos mais conhecidos da região são a Chapada dos Parecis, no centro-norte de Mato Grosso, a Chapada dos Guimarães, também no Mato Grosso e a Chapada dos Veadeiros, em Goiás. 
D) Sua força econômica está no setor primário. As atividades agrícolas e pecuárias são destaques nos três maiores estados em extensão territorial, com ênfase para o Mato Grosso, que possui o maior rebanho bovino brasileiro.

GABARITO
01 - E
02 - D
03 - B
04 - D
05 - C
06 - C
07 - A
08 - B
09 - C
10 - D
11 - A

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...