FGV-SP 2016/2 - Em um debate sobre a expansão do agronegócio na Região Centro-Oeste, um agricultor afirmou: - Eu não compro terra; eu compro clima! Considerando-se a frase em destaque, é correto afirmar que o agricultor
a) depende de condições estáveis, como a qualidade dos solos, mas não tem como interferir nas condições ambientais constantes, como a chuva e a temperatura.
b) pode atuar sobre os fatores que definem as condições climáticas, como, por exemplo, alterar os efeitos da latitude, mas não tem como modificar as propriedades dos solos.
c) pode modificar as propriedades do solo mediante o emprego de insumos químicos, mas é dependente das condições climáticas, como, por exemplo, do regime de chuvas.
d) não tem como mudar a influência do relevo e do solo sobre a atividade agrícola, mas pode alterar a influência da altitude sobre o ciclo de crescimento das plantas.
e) pode interferir nas condições naturais, tanto adequando o clima às necessidades do cultivo quanto ajustando a fertilidade do solo às exigências de nutrientes da planta.
RESPOSTA:
Letra C.
Ao afirmar “Eu não compro terra; eu compro clima!”,
o produtor rural se refere à estabilidade climática
observável na Região Centro-Oeste, onde as estações
chuvosa e seca são bem definidas, o que ajuda
grandemente a produção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário