PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Características do totalitarismo

O totalitarismo almeja controlar a vida da população em todas as dimensões. Seja no aspecto privado, seja no aspecto público, o Estado possui poder total para decidir não apenas o que a população não pode fazer, mas também o que ela é obrigada a fazer em nome do regime. Isso significa que, sob o totalitarismo, não basta ficar calado, é necessário ser declaradamente a favor do regime. Isso implica fazer parte, obrigatoriamente, do partido governante, que é o único partido permitido. O Estado, o partido e o ditador se fundem em uma única entidade. Todo o poder se concentra na figura do ditador e se constrói um culto quase religioso à sua pessoa. Ele adquire as características de um mito vivo, sua vontade particular se torna lei e prega o nacionalismo exacerbado e o “patriotismo” como únicas formas de superar os problemas da nação.

O líder totalitário usa intensamente a propaganda como forma de consolidar a ideologia oficial. Toda a mídia é controlada e proibida de veicular o que não for do interesse do Estado. O cinema e as artes não são apenas censurados, mas obrigados a produzir criações que façam a propaganda oficial. As escolas são proibidas de ensinar a pensar criticamente. Um pensamento único, aquele da ideologia da ditadura, é o que deve ser ensinado.

Qualquer forma de oposição não apenas é proibida, mas perseguida e aniquilada. Grupos específicos da população são falsamente apontados e denunciados como “inimigos da pátria” em operação de propaganda do governo para manipular e enganar a opinião pública. No caso do nazismo, por exemplo, os “inimigos” escolhidos foram os judeus, comunistas, ciganos, homossexuais e outras minorias. 

Um dos principais pilares do totalitarismo é o terror policial. Passa-se a impressão de que todos estão constantemente sob vigilância. Qualquer um pode ser denunciado ou considerado como opositor, ou “inimigo da pátria”, e ser eliminado. Provas não são necessárias, visto que a própria escolha do “inimigo” é uma invenção do poder totalitário. Normalmente as polícias secretas são o principal agente desse tipo de terror.

Nenhum comentário: