PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Cabanagem (Pará, 1835-1840)

O termo cabanagem é proveniente das habitações onde morava a maioria da população que participou da revolta: casas de palafitas, toscas e simples, cujos moradores recebiam o nome de cabanos. Faziam parte do grupo combatentes negros, mulatos, índios e brancos pobres. A revolta originou-se da insatisfação da população frente ao autoritarismo do governador da província do Pará, Lobo de Souza.

Liderados pelos irmãos Vinagre, por Félix Clemente Malcher e por Eduardo Angelim , o s r e vol to so s conseguiram tomar o governo central do Pará, com a ajuda da população mais simples. Porém, o movimento apresentava divergências internas e havia a ausência de um plano para a região após a tomada do poder. Os cabanos eram excelentes no combate, mas se mostraram ineficientes na administração do Pará. Isso explica a constante troca de administradores da província durante um ano e quatro meses em que permaneceram no poder. O primeiro a assumir o controle do governo foi Félix Clemente, que, em poucos meses, foi executado pelos próprios rebeldes. Em seguida, assumiu Francisco Vinagre, morto em combate, sendo substituído por Eduardo Angelim, preso pelas forças do governo. Apesar de ser uma revolta contrária às situações políticas ligadas ao autoritarismo da província e do governo central, os dois primeiros líderes da rebelião se mantiveram fiéis ao Império. Somente o último líder, Eduardo Angelim, ligado aos interesses dos cabanos, conseguiu romper com essa postura, formando uma República no Pará durante os poucos meses em que esteve à frente da administração.

A reação do governo central conseguiu acabar com o movimento na capital, Belém, em maio de 1836, utilizando uma esquadra liderada pelo brigadeiro José de Souza Soares. Porém, foram necessários aproximadamente 4 anos para conseguir destruir a resistência ao governo central que persistia no interior do Pará. A Cabanagem foi um movimento profundamente violento; durante a rebelião, morreram mais de 40 000 pessoas. Cabe destacar que essa revolta marcou o primeiro movimento brasileiro em que a população de menor renda conseguiu êxito por certo tempo ao ascender ao poder político de uma província.

Nenhum comentário: