PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

A uberização do trabalho no mundo contemporâneo

Muitos jovens trabalham com a compra e a entrega de alimentos por meio de aplicativos. Além disso, há muitas pessoas que perderam seus empregos e passaram a trabalhar como motoristas ou motociclistas de diversos aplicativos. Essas atividades são uma forma de trabalho informal e uma das principais manifestações da precarização das relações de trabalho no mundo contemporâneo. Por essa razão, pesquisadores criaram o conceito de uberização das relações de trabalho.

A origem do termo faz referência a uma das plataformas mais conhecidas de serviço privado de transporte de passageiros. Seus usuários podem solicitar o serviço de um motorista para se deslocar pelas mais diversas cidades do planeta. Atualmente, existem muitas plataformas diferentes que prestam serviços semelhantes.

Esse tipo de plataforma foi possibilitado pelo avanço da Quarta Revolução Industrial e pelo acelerado desenvolvimento tecnológico que marca essa etapa da industrialização. O desenvolvimento das comunicações digitais e da internet permitiu a criação de empresas que oferecem serviços variados aos usuários, como transporte, entrega de alimentos, hospedagem, entre outras possibilidades.

Os efeitos sociais da uberização

Essas empresas, porém, não contratam diretamente os trabalhado- res que oferecem os serviços aos usuários. Na realidade, o princípio de funcionamento dessas plataformas é o da chamada economia colaborativa. Qualquer indivíduo pode se inscrever na plataforma para oferecer sua mão de obra aos usuários interessados. A plataforma seria apenas um intermediário entre o trabalhador e o usuário.

Dessa forma, o trabalhador não tem nenhum tipo de relação empregatícia com a plataforma, portanto, não usufrui dos direitos dos trabalhadores formais. Além disso, ele deve pagar à empresa uma porcentagem do que recebe pelo trabalho para garantir o acesso à plataforma.

Em junho de 2019, um trabalhador de São Paulo (SP) que entregava alimentos nesse sistema de trabalho passou mal durante uma entrega. A empresa responsável pela plataforma não prestou nenhum tipo de auxílio ao entregador. Ele foi socorrido pelos clientes da entrega e levado para um hospital, porém não resistiu e faleceu. Esse é um exemplo grave dos efeitos sociais da uberização: em emergências ou dificuldades, os trabalhadores podem acabar sem as proteções legais dos trabalhadores formais.

Nenhum comentário: