PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 20 de fevereiro de 2022

A sociedade bizantina

A sociedade bizantina era composta de grandes proprietários, altos funcionários do governo, comerciantes, artesãos, camponeses e um pequeno grupo de escravos. Nas grandes propriedades do interior, os camponeses cuidavam das plantações e dos animais, devendo pagar tributos ao Estado na forma de produtos.

Por volta do século IX, Constantinopla oferecia diversas opções de lazer para seus moradores. Nos teatros, ocorriam apresentações de dança, de circo e de música. As corridas de cavalo, realizadas no Hipódromo, eram um dos divertimentos mais populares da cidade.

Em geral, os aristocratas e as camadas médias da cidade, incluindo as mulheres, sabiam ler. As mulheres, porém, se dedicavam principalmente à tecelagem e ao preparo de cosméticos. Algumas imperatrizes tiveram papel político de destaque, como Teodora (525-565) e Irene (792-802), que se autodenominava basilessa nos documentos oficiais.

A mulher bizantina tinha mais autonomia e autoridade na estrutura familiar do que na sociedade ocidental daquele período. Teodora, esposa de Justiniano, influenciou diretamente as decisões políticas do imperador.

Nenhum comentário: