PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Questão de História - No século XVIII, a crise do sistema colonial, é parte da crise do Antigo Regime

1 - No século XVIII, a crise do sistema colonial, é parte da crise do Antigo Regime. Quais são as três características do Antigo Regime ?

RESPOSTA:
Características do Antigo Regime: 
Monarquia Absolutista: os reis tinham poder absoluto; total. 
Mercantilismo: conjunto de ideias e práticas econômicas adotadas durante a Idade Moderna pelos países da Europa que constituíram vastos impérios coloniais. Seu auge foi no século XVII e caracterizou-se por: ° Colonialismo: formação de vastos impérios coloniais em outros continentes. As terras conquistadas (colônias) deveriam ser áreas fornecedoras de matérias-primas (madeiras, metais, diamantes, esmeraldas, produtos agrícolas como açúcar e algodão, por exemplo) para suas metrópoles (países colonizadores) e deveriam comprar delas produtos industrializados. ° Metalismo: quanto mais ouro e prata um país europeu conseguisse acumular, mais seria poderoso. ° Balança Comercial Favorável: exportar mais produtos nacionais do que importar de outros países. ° Protecionismo: controle de preços, para afastar a concorrência estrangeira; incentivo à produção e ao comércio nacionais. 
Sociedade Estamental: sociedade dividida em estamentos ou ordens. Cada pessoa pertencia a um estamento e deveria passar toda a vida nele; ou seja, não havia mobilidade social. A estrutura da França, por exemplo, era dividida em três estados : clero (os sacerdotes da Igreja Católica Romana), nobreza (os proprietários das terras; entre eles, o rei e seus familiares) e terceiro estado (a burguesia - banqueiros, industriais e comerciantes; profissionais liberais, e a grande maioria da população, os camponeses). 

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...