PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Questão de Sociologia - O sociólogo Anthony Giddens ao falar sobre como a Sociologia pode influenciar

O sociólogo Anthony Giddens ao falar sobre como a Sociologia pode influenciar, de modo prático, nas nossas vidas, afirma que “a Sociologia pode permitir-nos uma auto-consciencialização - uma auto-compreensão cada vez maior. Quanto mais sabemos acerca das razões pelas quais agimos e como funciona, de uma forma global, a nossa sociedade, tanto mais provável é que sejamos capazes de influenciar o nosso futuro”. (GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 6).
Vemos que pensar a identidade na perspectiva sociológica é tornar consciente os nossos processos na sociedade, ou seja, as nossas motivações para agir em várias situações. Assim, vamos fazer um exercício de reflexão, treinando o nosso olhar sociológico. 
1º momento: pense em algo que você goste muito: comida, música, esporte, dança, etc. 🤔 
2º momento: você consegue lembrar a primeira vez que teve contato com isso? Quem te apresentou? 🤔 3º momento: por que as outras coisas que você não considera como favoritas não têm tanta importância? 🤔 
4º momento: como você acha que você seria se não gostasse disso? 🤔 
5º momento: você acha que é uma pessoa melhor que as outras só por causa dos seus gostos pessoais? 🤔 
6º momento: como podemos criar uma sociedade onde todas as pessoas possam conviver sem serem julgadas pelas suas escolhas pessoais? 

RESPOSTA(sugestão):


Nenhum comentário: