PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Questão de Sociologia - Locke e Rousseau também formularam suas teorias contratualistas

Locke e Rousseau também formularam suas teorias contratualistas acerca da origem do Estado, polemizando em grande parte com as concepções de Hobbes. Discorra sobre essas teorias, procurando destacar os aspectos desse debate.

RESPOSTA:
Locke fez uma reflexão mais moderada que Hobbes. Para Locke, os seres humanos em estado de natureza devem ter vivido livres e isolados e, justamente pelo fato de serem livres e iguais e devido à falta de uma normatização geral, cada qual era juiz de sua própria causa, o que teria levado ao surgimento de problemas nas relações entre os indivíduos (e não a um estado de guerra). Para evitar esses problemas, decidiram juntar-se para formar um Estado (nada de transferência dos direitos dos indivíduos para o governante, como em Hobbes), cuja função seria a de garantir a segurança dos indivíduos e de seus direitos naturais, como a liberdade e a propriedade. Trata-se, assim, de um Estado liberal, e não de um Estado tirânico como o Leviatã. Rousseau opôs-se frontalmente a Hobbes. Para ele, o ser humano em estado de natureza é bom, livre e feliz (não há “lobos” nem guerra). Diz ignorar a razão que o levou a associar-se com os outros, mas defende a tese de que o único fundamento legítimo do poder político é o pacto social, pelo qual cada cidadão, como membro de um povo, concorda em submeter sua vontade particular à vontade geral. Isso significa que cada indivíduo, como cidadão, somente deve obediência ao poder político se esse poder representar a vontade geral do povo ao qual pertence. O compromisso de cada cidadão é para com o seu povo. E somente o povo é a fonte legítima da soberania do Estado (ou seja, um Estado bastante distinto do Leviatã de Hobbes). Unindo-se a todos, cada cidadão só deve obedecer às leis – que, por sua vez, devem exprimir a vontade geral. Desse modo, respeitar as leis é o mesmo que obedecer à vontade geral e simultaneamente respeitar a si mesmo, sua própria vontade como cidadão, cujo interesse deve ser o bem comum. 

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...