PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Questão de Geografia - (FUVEST 2018 – Adaptada) Países europeus, como França e Alemanha

4 - (FUVEST 2018 – Adaptada) Países europeus, como França e Alemanha, têm valorizado, principalmente nas duas últimas décadas, o estabelecimento da menor distância possível entre as áreas de produção agrícola e de consumo, o que se denomina circuito curto. Na França, o circuito curto é reconhecido por integrar, no máximo, um intermediário entre o produtor e o consumidor, quando não se trata de venda direta. No Brasil, ainda que não haja uma definição oficial, o circuito curto é identificado pela proximidade entre produtor e consumidor. 
Moacir R. Darolt et al. A diversidade dos circuitos curtos de alimentos ecológicos: ensinamentos do caso brasileiro e francês. Agriculturas, v.10, n.2. Adaptado. 

Considere a definição apresentada e analise as três afirmações: 
I. A proximidade entre área de produção agrícola e de consumo pode contribuir para a redução da emissão de CO2. 
II. O objetivo fundamental do circuito curto é a ampliação da lucratividade das grandes indústrias alimentícias, com ganhos advindos da redução dos custos de transporte. 
III. Com o circuito curto, são geradas novas relações sociais, pelas quais se pode atingir o preço justo das mercadorias, tanto para o consumidor como para o produtor. Está correto apenas o que se afirma em: 
a) I e II. 
b) II e III. 
c) I e III. 
d) Todas as alternativas.

RESPOSTA:
Letra C.

Nenhum comentário: