PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Questão de Sociologia - O realismo político de Maquiavel inaugurou uma nova maneira de pensar a política.

O realismo político de Maquiavel inaugurou uma nova maneira de pensar a política. Que novidade foi essa? como essa novidade se expressou?

RESPOSTA:
Foi justamente seu realismo político, ou seja, pela primeira vez escrevia-se sobre a política real sem a pretensão de fazer um tratado a respeito da política ideal, mas, ao contrário, com o propósito de compreender e esclarecer os princípios da política como ela é. Dessa forma, entendendo que as lutas e tensões entre poderosos e oprimidos, governante e governado existiriam sempre, evidenciou-se que seria uma ilusão buscar um bem comum para todos. O objetivo da política seria na realidade a manutenção do poder. Para isso, o governante deveria usar de todas as armas, fazer aquilo que, a cada momento, se mostrasse interessante para conservar ou chegar ao poder. Desmascarando sua lógica, mostrou que na política os fins justificam os meios. Assim, a política se constituía pela primeira vez em uma esfera autônoma, desvinculada das esferas da moral e da religião.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...