PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 31 de outubro de 2021

Questão de Geografia - (UFSC 2018/1 - Adaptada) Os dilemas do Haiti

1 - (UFSC 2018/1 - Adaptada) Os dilemas do Haiti 
Até o início de 2010, podia-se dizer que o Haiti era um país marcado pela pobreza e instabilidade política. Afinal, desde 2004, em meio a um clima de guerra civil, lá estavam tropas de paz da ONU, comandadas pelo governo brasileiro, interessado em ampliar a sua influência no continente – eram mais de sete mil homens!
SANTIAGO, Pedro. Por dentro da História, 2. 3. ed. São Paulo: Escala Educacional, 2013, p. 113. 
Sobre o Haiti e a trajetória do seu povo, é correto afirmar que: 
a) considerado um caso singular, o movimento de independência do Haiti foi resultado de um levante popular comandado pela população negra contrária à dominação francesa. 
b) localizado no noroeste da África, o Haiti possui uma economia baseada na monocultura de cana- -de-açúcar e no comércio clandestino de marfim e diamante. 
c) em função do caráter violento do processo de emancipação, a independência do Haiti ainda não foi reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) e, por essa razão, o país está sob o controle das tropas internacionais. 
d) a Primavera Árabe e o contexto de guerra civil das últimas décadas estão entre as principais razões para o crescimento da imigração de refugiados haitianos para o Brasil nos últimos anos.

RESPOSTA:
Letra A.

Nenhum comentário: