PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 12 de outubro de 2021

Questão de História - Leia o trecho: Nos últimos anos, os dois países gravitaram mais próximos

2 - Leia o trecho: “Nos últimos anos, os dois países gravitaram mais próximos um do outro em meio à deterioração de suas relações com o Ocidente. Para a Rússia, uma virada na direção da segunda maior economia do mundo foi uma solução natural para as sanções contra a anexação da Crimeia e as incursões no leste da Ucrânia em 2014. Já o governo da China ficou mais do que feliz em abraçar laços mais estreitos com seu vizinho do norte, à medida que as tensões aumentavam em quase todos os aspectos de suas relações com os EUA”. 
Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/2021/06/16/china-e-russia-estao-cada-vez-mais-proximas-mas-hapossiveis-atritos-no-futuro. Acesso: 28 jul. 2021.
A aproximação de China e Rússia está relacionada ao distanciamento geopolítico dessas nações em relação a qual país do ocidente? O que estas tensões entre esses países têm em relação à Guerra Fria?

RESPOSTA:
A aproximação de China e Rússia está relacionada ao distanciamento geopolítico dessas nações em relação aos Estados Unidos. Durante a Guerra Fria os EUA lideraram o Bloco Capitalista enquanto Rússia e China eram as principais lideranças do Bloco Socialista.

Nenhum comentário: