PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 23 de julho de 2021

Questão PET - Poucos meses após assumir a presidência dos Estados Unidos da América, Donald Trump

Poucos meses após assumir a presidência dos Estados Unidos da América, Donald Trump anunciou a retirada do país do Acordo de Paris. 

https://suburbanodigital.blogspot.com/2018/03/questoes-de-geografia-pism-i-ufjf-2018-com-gabarito-oficial.html 

Com base na ilustração e em seus conhecimentos sobre o assunto, quais foram os motivos estadunidenses de se retirar do Acordo de Paris?


RESPOSTA:
Para Trump, o tratado do clima é prejudicial à economia norte-americana ao exigir compromissos que afetam a sua geração de energia, enquanto “dá poder a algumas das nações mais poluidoras do mundo”. O presidente Donald Trump foi bastante criticado em diversas manifestações que pediam o retorno do país ao acordo.

Quase quatro anos após Trump anunciar saída do pacto climático, os Estados Unidos retornaram oficialmente ao Acordo de Paris sobre mudanças climáticas no dia (19/02/2021), com o novo presidente Joe Biden reiterando que pretende fazer do combate ao aquecimento global uma das prioridades de sua gestão.

Assinado em dezembro de 2015 por representantes de 195 países, o Acordo de Paris renovou as esperanças da comunidade internacional em minimizar os efeitos do aquecimento global. Algumas partes do acordo tem “caráter vinculante”, ou seja, os países signatários são obrigados a adotar essas medidas. Outras partes são recomendações, estabelecendo ações voluntárias.

Nenhum comentário: