PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 23 de julho de 2021

Questão de Geografia - (UERJ adaptada) - A China é vista como a principal economia mundial e já é percebida, em grande parte do mundo

A China é vista como a principal economia mundial e já é percebida, em grande parte do mundo, como a principal economia mundial, embora na realidade seja a segunda, atrás dos Estados Unidos. Segundo pesquisa de opinião publicada pela imprensa chinesa, na qual foram ouvidas por telefone mais de 26 mil pessoas de 21 países, 41% disseram que a China é a maior potência econômica mundial, enquanto 40% acreditam que são os Estados Unidos. A tendência a favor dessa imagem da China é especialmente forte na Europa, onde 58% dos britânicos têm essa percepção. 

Com elevadas taxas de crescimento em seu Produto Interno Bruto nos últimos anos, a China confirma sua posição de destaque nos cenários político e econômico mundiais. Indique dois fatores que impulsionaram esse grande avanço da economia chinesa.

RESPOSTA:
Fatores: 
• mão de obra com baixo custo 
• fragilidade da legislação ambiental 
• disponibilidade de matérias-primas 
• política de incentivo às exportações 
• disponibilidade de fontes de energia 
• crescimento recente do mercado interno 
• abertura econômica com entrada de capital estrangeiro •
 disponibilidade de infraestrutura moderna nas zonas especiais.

Alguns dos fatores que podem ser considerados como determinantes para o avanço da economia chinesa são: processo de abertura econômica iniciado na década de 1980 que criou infraestrutura de transportes e energia, criação de enclaves de produção para exportação (ZEE’s), incentivos fiscais, atração de investimentos estrangeiros; oferta de mão de obra abundante e barata, e atualmente qualificada; abundância de recursos naturais e energéticos; legislação ambiental flexível; elevada poupança interna que em conjunto com a grande população absoluta cria um numeroso mercado consumidor; a política neoliberal que amplia a abertura dos mercados e a integração financeira mundial.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...