PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 31 de julho de 2021

Questão de Geografia - Pesquisem quais são os problemas socioambientais decorrentes das atividades de mineração.

Pesquisem quais são os problemas socioambientais decorrentes das atividades de mineração. Pesquisem também que ações foram adotadas em relação ao rompimento da barragem de uma empresa mineradora ocorrido em 2015, em Minas Gerais, sobre o qual você leu na página 29. Pesquisem se no estado em que vocês moram há exploração de jazida mineral e como ela está sendo feita.

RESPOSTA:
A mineração feita sem controle – sem estudos de impacto ambiental e sem fiscalização das condições de trabalho – tem afetado o ambiente e a qualidade de vida das pessoas, que podem ter de ser remanejadas para outras regiões. Há também o risco de poluição dos lençóis subterrâneos e dos rios superficiais pelos rejeitos da mineração, além do desmatamento, acelerando a erosão e o esgotamento do solo. No dia 5 de novembro de 2015 houve um rompimento de uma barragem de uma empresa de mineração, despejando cerca de 60 milhões de metros cúbicos de rejeito, que se espalharam por diversos municípios. A enxurrada de rejeito causou destruição de 82% das edificações de Bento Rodrigues, subdistrito do município de Mariana, causando prejuízos inestimáveis para toda a região.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...