PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 27 de julho de 2021

Questão de Geografia - Leia o texto: Estão acabando com a Floresta Amazônica,

1. Leia o texto: 
Estão acabando com a Floresta Amazônica, E eu com isso? Moro em Sampa… Era uma vez uma floresta. Ela era enorme, exuberante, e possuía uma quantidade incalculável de plantas e animais que viviam só ali. Era responsável pelo ciclo hidrológico da região, evitando enchentes e inundações e garantindo a qualidade do ar, da água e dos solos. 
[...] O azar daquela floresta era justamente o caminho de homens que queriam dar àquela área outro destino e ignoravam a importância dela para a qualidade de vida das populações humanas. O nome da floresta? Mata Atlântica. 
[...]Era uma vez uma floresta. Ela era enorme, exuberante, e possuía uma quantidade incalculável de plantas e animais que vivian só ali.Era responsável pelo ciclo hidrológico da região, evitando enchentes e inundações e garantindo a qualidade do ar, da água e dos solos.o azar daquela floresta era estar justamente no caminho de homens que queriam dar àquela área outro destino e fingiam ignorar a importância dela para a qualidade de vida das populações humanas. O nome da floresta? Amazônica. 
Errar uma vez, dizer, é humano, mas duas vezes? A floresta está indo pelo mesmo caminho que a Mata Atlântica...Esperamos? Herdamos um erro e aprendemos, ou seremos deserdados por mais um erro? 
BENSUSAN, Nurit. Meio Ambiente: e eu com isso? São Paulo: Peirópolis, 2009.p.30-37 

a) Quais formações vegetais foram citadas pela autora? 
b) De acordo com o texto, qual é a importância das florestas? 
c) Como você responderia às duas últimas perguntas feitas pela autora no final do trecho transcrito?

RESPOSTA:
a) Floresta Amazônica e Mata Atlântica.

b) As florestas têm um papel valioso na regulação do ciclo hidrológico, influenciando na disponibilidade e purificação da água, no regime de precipitação, na contenção de enchentes, na luta contra a desertificação, na proteção do solo, lagos e cursos hídricos.

c) Infelizmente a Floresta Amazônica parece estar indo pelo mesmo caminho que a mata Atlântica. Estamos acabando com a Floresta amazônica. Não aprendemos com os erros ainda. Ainda é possível reverter a situação, mais a cada dia fica mais difícil. Como diria Roberto Jaramillo Bernal a devastação dessa florestas  "é uma consequência direta da ganância de dinheiro e da ambição por lucros egoístas e desmedidos."

8 comentários:

Anônimo disse...

muito obrigadaaaaa♡♡

Vitor disse...

Muito bom obg

Vitor disse...

Muito bom obg

LionOliveira disse...

cara deus abençies vcs muito obgd msm de coração

Anônimo disse...

cara deus abençoe vcs muito obrigado msm de coração

Unknown disse...

,👍👋

Anônimo disse...

Faz de matemarica pfv

Unknown disse...

Faz de matematica pfv

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...