PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 23 de julho de 2021

Questão de História - (CESGRANRIO) No Brasil, o quilombo foi uma das formas de resistência da população escrava.

(CESGRANRIO) No Brasil, o quilombo foi uma das formas de resistência da população escrava. Sobre os quilombos no Brasil, é correto afirmar que o (a): 
a) maior número de quilombos se concentrou na região nordeste do Brasil, em função da decadência da lavoura cafeeira, já que os fazendeiros, impossibilitados de sustentar os escravos, incentivavam-lhes a fuga. 
b) maior dos quilombos brasileiros, Palmares, foi extinto a partir de um acordo entre Zumbi e o governador de Pernambuco, que se comprometeu a não punir os escravos que desejassem retornar às fazendas. 
c) existência de poucos quilombos na região Norte pode ser explicada pela administração diferenciada, já que, no Estado do Grão-Pará e Maranhão, a Coroa Portuguesa havia proibido a escravidão negra. 
d) quase inexistência de quilombos no Sul do Brasil se relaciona à pequena porcentagem de negros na região, o que também permitiu que lá não ocorressem questões ligadas à segregação racial. 
e) população dos quilombos também era formada por indígenas ameaçados pelos europeus, brancos pobres e outros aventureiros e desertores, embora predominassem africanos e seus descendentes.

RESPOSTA:
Letra E.

Apesar de terem a predominância dos africanos, os quilombos também foram de grande importância para a formação de espaços onde figuras marginalizadas da sociedade colonial fossem agrupadas. Nesse sentido, observamos a existência de uma população diversificada no interior dessas comunidades formadas à margem da lógica colonial.

Nenhum comentário: