3 – (UFMG) (Adaptada) - Leia o trecho: Seus horrores, ah! Quem pode descrever? Ninguém pode retratar seus horrores tão fielmente como o pobre desventurado, o miserável desgraçado que tenha sido confiado em seus portais. Oh! Amigos da humanidade, tenham piedade do povo africano, alijado e afastado de seus amigos e de seu lar, ao ser vendido e depositado no porão de um navio negreiro, para aguardar ainda mais horrores e misérias em uma terra distante, entre religiosos e benevolentes.
Biografia de Mahommah G. Bacquaqua. Revista Brasileira de História. São Paulo: ANPUH/ Marco Zero, 1988. V.16. [Fragmento]
A partir dessa leitura identifique e explique uma das consequências da extinção do tráfico negreiro para o país.
RESPOSTA: Representou o primeiro abalo na estrutura escravista, impondo a inevitabilidade do processo de abolição da escravidão. A escravidão brasileira dependia visceralmente do tráfi co, não havia reprodução interna que suprisse o mercado da mão-de-obra necessária para a perpetuação da instituição. Deu início a transição do trabalho escravo para o trabalho livre, do escravismo para o capitalismo. Impôs a necessidade de organizar um mercado de mão-de-obra livre, com a utilização dos brancos imigrantes. Essa necessidade exigiu dos cafeicultores e, depois do próprio Estado Imperial, políticas de imigração voltadas para a criação de um amplo mercado de mão-de-obra livre a baixo custo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário