PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 14 de junho de 2021

Questão PET - Sentir-se muito angustiado com a ideia de perder seu celular

1 - Sentir-se muito angustiado com a ideia de perder seu celular ou de ser incapaz de ficar sem ele por mais de um dia é a origem da chamada “nomofobia”, contração de no mobile phobia, doença que afeta principalmente os viciados em redes sociais que não suportam ficar desconectados. Uma parte da população acha que, se não estiver conectada, perde alguma coisa. E se perdemos alguma coisa, ou se não podemos responder imediatamente, desenvolvemos formas de ansiedade ou nervosismo. (Adaptado de: O medo de não ter o celular à disposição cria nova fobia. https://www.terra.com. br/vida-e-estilo/saude/doencas-e-tratamentos/medo-de-nao-ter-o-celular-a-disposicao-criauma-nova-fobia,543a8c3d10f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html. Com base no texto e na discussão a partir do PET desta semana, assinale a alternativa correta: 
a) A nomofobia é benéfica ao aproximar o contato em tempo real dos indivíduos. 
b) As interações sociais que ocorrem via tecnologias digitais não são objetos de estudos por acontecerem em âmbito privado. 
c) As redes sociais não exercem poder de influência sobre os indivíduos, que as usam por escolha estritamente pessoal.
d) As interações mediadas por recursos tecnológicos constituem um elemento que nos impacta socialmente e, portanto, a ser compreendido como fato social. 
e) Para a nomofobia ser considerada uma doença social, precisa afetar todos os grupos sociais de forma idêntica em todos os lugares.

RESPOSTA: LETRA D.

Nenhum comentário: