PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Questão PET - Filosofia, literalmente “amor pela sabedoria”

3 - Filosofia, literalmente “amor pela sabedoria” é o estudo das questões gerais e fundamentais relacionadas com a natureza da existência humana; do conhecimento; da verdade; dos valores morais e estéticos; da mente; da linguagem, bem como do universo em sua totalidade. O termo foi cunhado por Pitágoras (570 – 495 a.C). Ao examinar tais questões, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentação racional; por outro lado, diferencia-se também das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. Entre seus métodos estão a argumentação racional, a análise conceitual, a dialética, a hermenêutica, a fenomenologia, as experiências de pensamento e outros métodos investigativos a priori. A Filosofia é o saber mais abrangente – na medida em que se ocupa com os grandes temas da humanidade. A partir dela, são fundamentadas e desenvolvidas teorias, metodologias, pesquisas, projetos educacionais, bem como elabora-se, inclusive, a própria fundamentação racional das instituições do conhecimento humano, as instituições científicas, artísticas, religiosas e culturais. 
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia. Acesso em: 08 fev. 2019

A filosofia surge na Grécia por volta do século VI a.C. Mudanças sociais, políticas e econômicas favoreceram o seu surgimento. Dentre estas mudanças, pode-se mencionar: 
a) A estruturação do mundo rural, desenvolvimento do sistema escravagista e o estabelecimento de uma aristocracia proprietária de terras. 
b) A expansão da economia local fundada no desenvolvimento do artesanato, o fortalecimento dos “demos” e da organização familiar patriarcal. 
c) As disputas entre Atenas e Esparta, o desenvolvimento de Mecenas e do comércio jônico. 
d) O uso da escrita alfabética, as viagens marítimas e a evolução do comércio e da política. 
e) O predomínio do pensamento mítico.

Resposta: Letra D.

Nenhum comentário: