UFRGS 2005 - Com base nos fragmentos abaixo, extraídos da Lira II, da obra Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações que seguem.
“Pintam, Marília, os Poetas
A um menino vendado,
Com uma aljava de setas,
Arco empunhado na mão;
Ligeiras asas nos ombros,
O tenro corpo despido,
E de Amor ou de Cupido
São os nomes, que lhe dão.”
[. ..]
“Tu, Marília, agora vendo
De Amor o lindo retrato,
Contigo estarás dizendo
Que é este o retrato teu.
Sim, Marília, a cópia é tua,
Que Cupido é Deus suposto:
Se há Cupido, é só teu rosto,
Que ele foi quem me venceu.”
( ) Na primeira estrofe, o poeta descreve uma
figura representativa do amor na mitologia
clássica.
( ) Na primeira estrofe, a amada Marília é alertada sobre a violência que se esconde por
detrás da superfície do amor.
( ) Na segunda estrofe, o poeta transfere o retrato de Cupido para o rosto vencedor de Marília.
( ) Na segunda estrofe, o poeta confessa à amada a sua rendição em relação aos poderes
do amor.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
A) V - V - F - F.
B) V - F - V - V.
C) F - F - V - V.
D) V - F - F - V.
E) F - V - F - F.
RESPOSTA:
Letra B.
Apenas a segunda afirmação está incorreta pelo
fato de não haver nenhuma citação à violência
no fragmento referido; há caracterização de
Cupido.
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