UFRGS 2003 - Leia os trechos abaixo, extraídos de Dom Casmurro.
“José Dias amava os superlativos. Era um modo de dar feição monumental às ideias: não as havendo servia a prolongar as frases [...] Trazia as calças curtas, para que lhe ficassem bem esticadas. A gravata de cetim preto, com um arco de aço por dentro imobilizava-lhe o pescoço; era moda. [...] Levantou-se com o passo vagaroso do costume, não aquele vagar arrastado dos preguiçosos, mas um vagar calculado e deduzido, um silogismo completo, a premissa antes da consequência, a consequência antes da conclusão.” (cap. IV)
“Como vês, Capitu, aos quatorze anos, tinha já ideias atrevidas, muito menos que outras que lhe vieram depois, mas eram só atrevidas em si, na prática faziam-se hábeis, sinuosas, surdas, e alcançavam o fim proposto, não de salto mas aos saltinhos. Não sei se me explico bem. Suponde uma concepção grande executada por meios pequenos. Assim, para não sair do desejo vago e hipotético de me mandar para a Europa, Capitu, se pudesse cumpri-lo, não me faria embarcar no paquete e fugir; estenderia uma fila de canoas daqui até lá, por onde eu, parecendo ir à fortaleza da Laje em ponte minha mãe na praia à espera.” (cap. XVII)
Assinale a alternativa correta em relação a esses trechos.
A) José Dias, agregado da família Santiago, tem como características a retidão de caráter e a laboriosidade.
B) Na descrição de José Dias, o narrador ressalta traços como a linguagem, o vestuário e o caminhar, compondo o retrato de alguém calculista e preocupado com a aparência.
C) Pela leitura dos trechos, percebe-se que Capitu, desde a adolescência, é incapaz de disfarçar o seu atrevimento.
D) narrador descreve o modo firme, direto e transparente que caracteriza o comportamento de Capitu em busca da concretização de seus desejos.
E) Capitu deseja mandar Bento para a Europa porque, desde o início da adolescência, já estava apaixonada por Escobar, de quem teve um filho.
RESPOSTA:
Letra B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário