FUVEST 1998 - Sobre Fogo Morto, é correto afirmar que
a) o caráter estanque de suas partes constitutivas é sublinhado pela mudança do foco narrativo em cada uma delas, indo da primeira à terceira pessoa narrativas.
b) a relativa descontinuidade de sua divisão tripartite é
contrastada pela recorrência de temas e motivos
internos que atravessam todo o romance.
c) o caráter descontínuo e inconcluso de seu enredo é
compensado pelas reflexões do narrador-personagem, que conferem finalização e acabamento ao
romance.
d) o caráter estanque de sua divisão tripartite é, no
entanto, convertido à unidade pela comunicabilidade
e entendimento mútuo das personagens principais.
e) a cada uma das classes sociais nele representadas, o
romance reserva um estilo de narrar próprio: erudito
para os senhores de engenho, oral-popular para as
camadas humildes e cangaceiros.
RESPOSTA:
Letra B.
O que basicamente unifica os destinos dos protagonistas das três partes de Fogo Morto é a decadência do
engenho Santa Fé, em meio a um conjunto de temas e
circunstâncias recorrentes: a sociedade patriarcal e as
sequelas psicológicas e sociais de seu anacronismo, a
cultura popular nordestina, a difícil condição das mulheres, oprimidas duplamente – pelo patriarcado e pela decadência econômica –, tudo filtrado pelas lentes do
neo-realismo regionalista e pela poética oralidade do
autor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário