PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Exercícios de Literatura sobre Campo Geral, de João Guimarães Rosa - com gabarito

Questão 01 - Várias passagens de “Campo Geral”, de João Guimarães Rosa, evidenciam referências a doenças e/ou sintomas de doenças, evidenciando o conhecimento médico de Guimarães Rosa, EXCETO em: 
A) “Tísica nem não dá, nestes Gerais, o ar aqui não consente”. 
B) “E é o que digo: p’ra passar a héctico é só facilitar de beirinha”. 
C) “Agora, Miguilim, desiste um pouco da tirana. Você está vermelho, camisinha está empapada.” 
D) “O Dito estava com jeito: as pernas duras dobradas nos joelhos, a cabeça dura na nuca”.

Questão 02 - PUC-Campinas-SP - Na novela “Campo Geral”, de Guimarães Rosa, o leitor compreenderá que as sofridas experiências de menino no Mutum permitirão que o protagonista, quando adulto, 
A) procure esquecê-las, valorizando a vida que passou a ter depois de superar as privações de sua infância vazia. 
B) a elas se refira de modo a compensar aqueles momentos negativos com as fantasias que agora lhes acrescenta. 
C) as retome para valorizar o aprendizado profundo da infância, que inclui as perdas afetivas e o ganho de quem as descobre. 
D) as retome para analisar sua fragilidade de criança, em meio às condições penosas daquela rotina sem revelações.

Questão 03 -  UEG - O trecho a seguir refere-se à próxima questão: – “Mãe, que é que fizeram com o resto da roupinha do Dito?” – agora ele queria saber. – “Está guardada, Miguilim. Depois ela ainda vai servir para Tomezinho.” “– Mãe, e as alpercatinhas do Dito?” “– Também, Miguilim. Agora descansa.”Miguilim tinha mesmo que descansar, perdera a força de aluir com um dedo. Suava. Suava. 
ROSA, Guimarães. Manuelzão e Miguilim: (Corpo de Baile). 11 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001, p. 143. 

A respeito da prosa de Guimarães Rosa, na obra Manuelzão e Miguilim, exemplificada pelo trecho citado de “Campo Geral”, assinale a alternativa INCORRETA: 
A) O uso de palavras no diminutivo, como “roupinha”, “alpercatinhas”, “Tomezinho”, nesse trecho, revela o clima de afetividade que permeia o universo infantil da personagem Miguilim, em meio aos costumes rudes em que ele nasce, cresce e vai descobrindo o mundo. 
B) “A rola fôgo-apagou cantava continuado, o dia, mesmo na calada do calor, quando dormiam os outros pássaros.” Nesse trecho de “Uma história de amor”, percebe-se um uso mais convencional e menos inovador da língua, o que se opõe à narrativa de “Campo geral”. 
C) As inovações, no aspecto linguístico, apresentam-se na exploração criativa das possibilidades da língua, como ocorre na sugestividade sonora da repetição em “Suava. Suava.” Ou na expressividade sintático-semântica do verbo aluir, em “Miguilim tinha mesmo que descansar, perdera a força de aluir com um dedo.” 
D) Ainda na passagem “Miguilim tinha mesmo que descansar, perdera a força de aluir com um dedo” e em toda a narrativa de “Campo geral” é notória a simpatia que o narrador tem por seu protagonista.

Questão 04 -  FUVEST-SP - Considere atentamente as seguintes afirmações sobre a novela “Campo geral” (“Miguilim”), de Guimarães Rosa: 
I. A sabedoria precoce do pequeno Dito é decisiva para o aprendizado de Miguilim, seja nas experiências imediatas do cotidiano, seja na investigação do valor e do sentido profundos dessas experiências. 
II. Por meio da personagem Miguilim, o autor nos mostra que a vida rústica do sertanejo é pobre como experiência - o que pode ser compensado pela imaginação poética de quem sabe desligar-se daquela vida. 
III. No momento final da narrativa, é em sentido literal e simbólico que um novo mundo se revela para Miguilim - mundo que também se abre para uma vida de novas experiências. A leitura atenta da novela permite concluir que apenas: 
A) as afirmações I e III são corretas. 
B) as afirmações I e II são corretas. 
C) as afirmações II e III são corretas. 
D) a afirmação II é correta. 
E) a afirmação III é correta.

Questão 05 - UFG - Diversos motivos narrativos compõem a trama de “Campo Geral”, texto da obra Manuelzão e Miguilim, de Guimarães Rosa. Qual o motivo narrativo principal para a composição do enredo desse conto? 
A) As desavenças entre Mãitina e a avó de Miguilim. 
B) A instabilidade emocional da mãe de Miguilim. 
C) A observação do mundo pela ótica de Miguilim. 
D) A rivalidade entre o Tio Terêz e o pai de Miguilim.

Questão 06 - FUVEST-SP - Olhava mais era para Mãe. Drelina era bonita, a Chica, Tomezinho. Sorriu para Tio Terêz: – “Tio Terêz, o senhor parece com Pai...” Todos choravam. O doutor limpou a goela, disse: – “Não sei, quando eu tiro esses óculos, tão fortes, até meus olhos se enchem d’água...” Miguilim entregou a ele os óculos outra vez. Um soluçozinho veio. Dito e a Cuca Pingo-de-Ouro. E o Pai. SEMPRE ALEGRE, MIGUILIM... SEMPRE ALEGRE, MIGUILIM... Nem sabia o que era alegria e tristeza. Mãe o beijava. A Rosa punha-lhe doces-de-leite nas algibeiras, para a viagem. Papaco-o-Paco falava, alto, falava. In: Manuelzão e Miguilim; João Guimarães Rosa. 
Neste trecho de “Campo Geral”, de Guimarães Rosa, as expressões em maiúsculo retomam, ao final da narrativa, 
A) os versos sertanejos cantados pelo vaqueiro Salúz, em seu desejo de consolar Miguilim. 
B) a mensagem inicial de Tio Terêz, unindo, assim, o princípio e o fim da história. 
C) as lições de conformidade e alegria de Mãitina a Miguilim, enraizados no catolicismo popular. 
D) a derradeira lição da sabedoria do Dito, reforçada depois por seu Aristeu. 
E) o ensinamento do Grivo, cuja pobreza extrema era, no entanto, fonte de doçura e alegria.

GABARITO
01 - C
02 - C
03 - B
04 - A
05 - C
06 - D

Nenhum comentário: