PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Exercícios de Literatura sobre A Relíquia, de Eça de Queirós - com gabarito

Questão 01 - UFMT - “Sobre a nudez forte da verdade – o manto diáfano da fantasia”, epígrafe do romance A Relíquia, de Eça de Queiros, explicita uma crítica 
A) à hipocrisia religiosa e ao falseamento dos princípios do cristianismo, percebidos por Teodorico raposo na peregrinação que empreende até a Terra Santa. 
B) à hipocrisia religiosa, com a menção da venda de relíquias, sobretudo a coroa de espinho de Cristo, que Teodorico raposo encontra na Terra Santa e com que presenteia sua tia beata. 
C) aos preconceitos religiosos, através dos pressupostos do Naturalismo, expostos pelo sábio Topsius à personagem principal, Teodorico raposo. 
D) aos princípios estéticos do romantismo que, ao valorizarem a ideia de fuga da realidade, levavam o homem à alienação. 
E) à hipocrisia religiosa, presente na sociedade oitocentista portuguesa, por meio da incursão pelo mundo dos sonhos, que simbolicamente acontece durante a peregrinação do Teodorico raposo pela Terra Santa.

Questão 02 -  UFPR - Eça de Queirós afirmava: “O realismo é a anatomia do caráter. É a crítica do homem. É a arte que nos pinta a nossos próprios olhos – para nos conhecermos, para que saibamos se somos verdadeiros ou falsos, para condenar o que houver de mau na nossa sociedade.” Para realizar essa proposta literária, quais os recursos utilizados no discurso realista? Selecione-os na relação a seguir e depois assinale a alternativa que os contém 
1. preocupação revolucionária, atitude de crítica e de combate; 
2. imaginação criadora; 
3. personagens fruto da observação; tipos concretos e vivos; 
4. linguagem natural, sem rebuscamentos; 
5. preocupação com mensagem que revela concepção materialista do homem; 
6. senso de mistério; 
7. retorno ao passado; 
8. determinismo biológico ou social. 

A) 1,2,3,5,7,8. 
B) 1,3,4,5,8. 
C) 2,3,4,6,7. 
D) 3,4,5,6,8. 
E) 2,3,4,5,8.

Questão 03 - “Depois, no oratório, diante do altar juncado de camélias brancas, fui perfeito. Não ajoelhei, não me persignei; de longe com dois dedos, fiz ao Jesus de ouro, pregado na sua cruz, um aceno familiar — e atirei-lhe um olhar, muito risonho e muito fino, como a um velho amigo com quem se têm velhos segredos. A Titi surpreendeu esta intimidade com o Senhor; e quando se rojou sobre o tapete (deixando-me a almofada de veludo verde), foi tanto para o seu Salvador como para seu sobrinho, que levantou as mãos adorabundas.” Eça de Queirós, A Relíquia. 

Assinale a alternativa correta em relação ao trecho anterior e à obra como um todo: 
A) Em um contexto de hipocrisia que se enquadra a figura de Teodorico raposo: menino órfão, criado pela tia rica de quem cobiçava-lhe a riqueza e esperava alcançar através da sua falsa beatice. 
B) A religiosidade de Teodorico expressa a postura ética e moral de parte da elite rural de Portugal do século XIX. 
C) O trecho ilustra o orgulho da Titi quando Teodorico retorna da Terra Santa trazendo a tão esperada relíquia. 
D) É em sociedade bastante crítica em relação à religiosidade católica que Teodorico cresce e se torna ateu. 
E) Teodorico mostra-se cético em relação às imagens expostas no altar da Titi, por isso constrói toda a cena.

Questão 04 - Assinale a alternativa correta em relação ao personagem Teodorico raposo: 
A) Personagem dúplice em essência, Teodorico representa a crise ética do sujeito, irredutível a uma linha de convicções e comportamentos coerentes. 
B) Personagem linear que não evolui no decorrer da narrativa. Mostra-se preso aos valores morais de uma sociedade conservadora e católica. 
C) Personagem redonda e bastante complexa. Viveu crises existenciais em Portugal e superou os problemas em Jerusalém. 
D) Personagem romântico e sonhador. Conheceu o amor da vida em Lisboa, mas teve de se separar por ordem de Titi. 
E) Personagem redonda e dúplice em essência. Viveu uma evolução moral quando conheceu a relíquia sagrada em Jerusalém.

Questão 05 - Assinale a alternativa correta em relação às personagens: 
A) Tem um verdadeiro ódio ao sexo, chegando mesmo a remexer os baús das criadas à procura do rasto de algum homem. De temperamento feroz, não admite que o sobrinho a odeie. (Mary) 
B) Frequentava a casa de Dona Patrocínio, pois viera para substituir o padre Pinheiro, seu tio, que adoecera. Foi quem mais acusou Teodorico quando do episódio da “relíquia”. graças à expulsão de Teodorico, ele vai herdar a Quinta do Mosteiro, ao pé de Viana de Castelo. (Padre Negrão) 
C) É uma “inglesinha” com quem Teodorico tem um relacionamento amoroso na Alexandria. É dela a camisa que causaria o escândalo perante a tia Patrocínio e a comunidade religiosa presente. Ela oferecera-lhe a camisa de noite como recordação. (Adélia) 
D) Funcionava como um guia de Teodorico. Vai publicar, mais tarde, “Jerusalém passada e comentada”, onde fala de Teodorico “com admiração e com saudade”. (Topsius) 
E) Natural de Lamego, morava no Salitre quando Teodorico (ainda estudante) a conheceu. No ano em que Teodorico acaba a formatura, ela estava já em Lisboa, num 1o andar do Largo das Caldas. Este envolve-se de novo com ela, mas acaba por descobrir que esta o traíra com um tal de Adelino, a quem dava o dinheiro que lhe extraía. (Titi)

Questão 06 -  A ironia é um recurso bastante presente na obra de Eça de Queirós. Em A Relíquia, a escolha dos nomes ratifica essa opção do escritor realista. Assinale a alternativa correta em relação ao que foi afirmado anteriormente, tendo em vista a escolha dos nomes das personagens: 
A) Teodorico raposo – teo e odor, “aquele que cheira a Deus”. O escritor quis mostrar a verdadeira religiosidade do protagonista. 
B) Teodorico raposo – teo e adora, “aquele que venera Deus”. O autor mostra o sentimento de veneração que raposo tinha por Deus. 
C) Padre Justino – o autor mostra nessa personagem todo sentimento de justiça e compaixão. 
D) Maria do Patrocínio das Neves – o primeiro nome é bíblico e o terceiro simboliza pureza, mas o segundo mostra que ela patrocina todos em sua volta. 
E) Padre Negrão – o autor mostra seu desprezo pelos negros ao nomear dessa forma o antagonista da trama.

Questão 07 - FUVEST 2019 - Atente para as seguintes afirmações relativas ao desfecho do romance A Relíquia, de Eça de Queirós: 
I. O autor revela, por meio de Teodorico, sua descrença num Jesus divinizado, imagem que é substituída pela ideia de Consciência. 
II. Ao ser sincero com Crispim, Teodorico conquista a vida de burguês que sempre almejou. 
III. Teodorico dá ouvidos à mensagem de Cristo, arrepende‐se de sua hipocrisia beata e abraça a fé católica. 
Está correto o que se afirma apenas em 
a) I. b) II. 
c) I e II. 
d) II e III. 
e) I e III.

Questão 08 - FACASPER 2021 - Dentre os textos a seguir de autoria de António José Saraiva e Óscar Lopes, assinale a opção que identifica corretamente o excerto crítico relacionado ao romance A relíquia, de Eça de Queirós. 
a) “A sua também permanente desconfiança quanto a mecanismos tem aspectos evidentemente ultrapassados, mas ressalvemos uma certa previdência quanto à mania consumista e à degradação ecológica”. 
b) “O traço dominante de todo esse mundo social lisboeta é a sua ânsia de acesso à civilização, ou a de a produzir como um luxo cultural”. 
c) “[Os sonhos] extravasam do horizonte de consciência possível das personagens e constituem como que duplicados ludicamente fantasistas e irônicos do próprio narrador”. 
d) “... se evidencia uma violenta crítica ao clero católico que já tem raízes nos Iluministas ou no romantismo liberal...”. 
e) “Este romance é uma narrativa que, sobre um fundo exótico e mítico, pretende recortar uma moralidade, afinal muito ironizada”.

Questão 09 - FACASPER 2021 -  Assinale a opção que identifica corretamente as duas lições morais aprendidas por Teodorico Raposo, protagonista de A relíquia, de Eça de Queirós. 
a) A “força de uma coroa de espinhos” e as “humilhações da razão liberal”. 
b) A “culpa pela morte de Jesus” e a “satisfação pela expressão da arte”. 
c) O “suave milagre” e o “monumental armazém do saber”. 
d) O “sonho divino” e os “episódios da vida religiosa”. 
e) A “inutilidade da hipocrisia” e o “descarado heroísmo de afirmar”.

GABARITO
01 - E
02 - B
03 - A
04 - D
05 - D
06 - D
07 - C
08 - E
09  - E

Nenhum comentário: