PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Exercícios de Literatura sobre A Falência, de Júlia Lopes de Almeida - com gabarito

Questão 01 - UNICAMP 2021 - “Era Noca, que vinha toda alterada.
─ Nossa Senhora! Quebrou-se o espelho grande do salão!
─ Quem foi que o quebrou? Perguntou Nina, para dizer alguma coisa.
─ Ninguém sabe. Veja só, que desgraça estará para acontecer! Espelho quebrado: morte ou ruína.
─ Morte! Se fosse a minha...”
(Júlia Lopes de Almeida, A Falência. Campinas: Editora da Unicamp, 2018, p. 257.)
O diálogo apresenta a reação das personagens femininas ao incidente doméstico com o objeto de decoração no palacete de Botafogo.

Assinale a alternativa que justifica a fala final de Nina. 
a) A destruição do espelho a leva a desejar a morte, pois sugere o alívio para a frustração amorosa. 
b) A quebra do espelho lhe provoca o temor da morte, uma vez que antecipa a ruína financeira. 
c) A destruição do espelho traz a certeza da morte, pois sinaliza o suicídio do ser amado. 
d) A quebra do espelho a faz desejar a morte, pois sugere a catástrofe amorosa do casamento.

Questão 02 - UNICAMP 2021 - “— Reputação! Ora, mamãe, e é a senhora quem me fala nisso! Camila estacou, sem atinar com a resposta, compreendendo o alcance das palavras do filho. A surpresa paralisou-lhe a língua; o sangue arrefeceu-selhe nas veias; mas, de repente, a reação sacudiu-a e então, num desatino, ferida no coração, ela achou para o Mário admoestações mais ásperas. Percebeu que a língua mais dizia que a sua vontade; mas não poderia contê-la. A dor atirava-a para diante, contra aquele filho, até então poupado.” 
(Júlia Lopes de Almeida, A Falência. Campinas: Editora da Unicamp, 2018, p. 123.) 

A passagem apresenta a reação de Camila às palavras de seu filho. Assinale a alternativa que explica corretamente o comentário de Mário. 
a) Mário contrapõe-se à censura materna com sentimento de compaixão. 
b) Mário rejeita as reservas maternas com censura moral. 
c) Mário contrapõe-se à censura materna com desdém pela família. 
d) Mário rejeita as reservas maternas com vergonha pelas dívidas acumuladas.

Questão 03 - Os trechos estão corretamente associados às correspondentes personagens entre parênteses, exceto: 
A) “Esta ideia trouxe a lembrança da mãe, morta a facadas pelo pai, como adúltera”. (Capitão Rino) 
B) “Oh! Ser honesta, viver honesta, morrer honesta, que felicidade!” (Camila) C) “Mais grave que o suicídio, o crime de Francisco Teodoro, para ela, era deixar a família na miséria”. (D. Itelvina) 
D) “Era uma mulher delgada, branca e loira, com um par de olhos semelhantes ao do Capitão Rino, de um azul de faiança, uma fisionomia vaga, de anjo de corativo”. (Ruth)

Questão 04 - Tendo em vista a relação amorosa entre Camila e o Dr. Gervásio, assinale a única opção errada entre as que se seguem: 
A) O amor entre eles pode ser rotulado de “romântico” porque se trata de amor à primeira vista. 
B) Dr. Gervásio consegue, aos poucos, mudar os hábitos de Camila e passa a encará-la como uma obra sua. 
C) A relação entre os dois termina quando o médico revela a Camila que continuava oficialmente casado. 
D) A primeira vez que se repeliram aconteceu logo depois do enterro do marido de Camila.

Questão 05 - A narradora é onisciente e fala a partir da consciência de algumas personagens. Leia o trecho a seguir e, depois, identifique a personagem cujo pensamento está sendo revelado pela narradora. “Sentia-se opresso, como se carregasse nos ombros um fardo muito pesado. Era a primeira vez que atentava na pequena duração da mocidade: a falta de energia dos outros tempos doía-lhe na alma”. 
A) Capitão Rino 
B) Francisco Teodoro 
C) Dr. Gervásio 
D) Mário

Questão 06 - Todas as opções a seguir referem-se à narrativa A Falência e estão corretas, exceto: 
A) A autora não se limita a retratar a sociedade burguesa carioca. Lança também os olhos sobre os espaços suburbanos. 
B) No final da narrativa, a autora defende a tese de que é possível às mulheres (espaço privado) sobreporem-se às adversidades do mundo masculino (espaço público). 
C) A principal razão para o suicídio do protagonista Francisco Teodoro é o arrependimento pelo seu passado dedicado apenas ao trabalho, sem tempo para a família. 
D) Um dos assuntos mais importantes desse romance é a situação da mulher na sociedade do Rio de Janeiro, na virada do século XIX para o século XX.

Questão 07 - A cena em que Ruth contempla as estrelas no Observatório é marcante na narrativa. Assinale a opção que não se confirma na referida passagem. 
A) As estrelas apresentam cores e brilhos variados. 
B) Os sentidos do corpo de Ruth ficam paralisados pela beleza dos astros. 
C) O vocabulário utilizado na descrição da cena é hiperbólico. 
D) A beleza do Cruzeiro do Sul é associada ao brilho da fé.

Questão 08 - A temática amorosa envolve várias personagens. As opções a seguir mostram situações relacionadas à vida amorosa dessas personagens que são confirmadas pela narrativa, exceto 
A) Se a esposa do Dr. Gervásio lhe tivesse concedido o divórcio, ele assumiria Camila como esposa no final da trama. 
B) O Dr. Gervásio e o Capitão Rino sentem ciúmes um do outro por causa de Camila 
C) Na preparação do casamento de Francisco Teodoro com Camila, não se fala de amor 
D) Nina tinha inveja de Camila por esta viver uma experiência amorosa e ela, Nina, não ser correspondida em sua paixão.

Questão 09 - As opções a seguir associam corretamente o nome da personagem a sua respectiva característica identificadora, exceto 
A) Ruth – Amor às artes 
B) Catarina – Iniciativa própria 
C) Noca – Crendices e superstições 
D) Francisco Teodoro – Coerência

Questão 10 - Em certa passagem da narrativa, Camila e Dr. Gervásio, acompanhados de Ruth (filha de Camila), ao chegarem a uma confeitaria, encontram uma mulher ainda moça, “toda de luto”, que causou forte comoção no médico e preocupação em Camila. Assinale a opção que revela a identidade dessa mulher. 
A) Antiga namorada de Dr. Gervásio, já falecida. 
B) A esposa de Dr. Gervásio. 
C) Uma amante do marido de Camila. 
D) A amante francesa de Mário, filho de Camila.

Questão 11 - Leia o seguinte trecho, retirado de uma das primeiras páginas de A Falência e, em seguida, assinale a opção que identifica a quem se referem estas frases: 
[...] Senhores, a audácia ajuda a fortuna. Fiquem certos [de] que o bom negociante não é o que trabalha como um negro, e segue a rotina dos seus antepassados analfabetos. O negociante moderno age mais com o espírito do que com os braços e alarga os seus horizontes pelas conquistas nobres do pensamento e do cálculo (p. 32). 
A) Gama Torres 
B) Francisco Teodoro 
C) Inocêncio Braga 
D) Comendador Lemos

GABARITO
01 - A
02 - B
03 - D
04 - A
05 - B
06 - C
07 - B
08 - A
09 - D
10 - B
11 - A

Nenhum comentário: