PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Exercícios de História sobre a Ditadura Militar no Chile - com gabarito

Questão 01 - ESPM 2012/1 - Era o dia 11 de setembro. Desviados de sua missão habitual por pilotos decididos a tudo, os aviões se lançam para o coração da grande cidade, resolvidos a abater os símbolos de um sistema político detestado. Imediatamente explosões, fachadas que voam em pedaços, desabamentos num barulho infernal, sobreviventes aterrorizados, fugindo cobertos de escombros. E a mídia difunde a tragédia ao vivo. (...) Nova York, 2001? Não, Santiago do Chile, 11 de setembro de 1973. Com a cumplicidade dos Estados Unidos, golpe de Estado do general Pinochet contra Salvador Allende e o palácio presidencial metralhado pela força aérea. Dezenas de mortos e o início de um regime de terror que durou quinze anos... 
(Ignácio Ramonet. Guerras do Século XXI: novos temores e novas ameaças) Sobre o ocorrido em 11/09/1973 é correto afirmar que: 
a) o governo de Salvador Allende, da Unidade Popular, composta por socialistas e comunistas, desencadeou intensa mobilização social, cujo resultado foi uma articulação entre setores da sociedade chilena hostis ao socialismo e os EUA, então sob a presidência de Richard Nixon, visando praticar o golpe que derrubou o governo constitucional de Allende; 
b) eleito pelo Partido Democrata Cristão, de posições liberais, Salvador Allende traiu os setores da sociedade chilena que contribuíram para a sua vitória. Com o apoio do exército chileno e da embaixada dos EUA o governo Allende foi derrubado; 
c) Salvador Allende chegou ao poder em 1970 por meio de uma revolução que recebeu o apoio de Cuba. Em resposta ao apoio cubano ao governo Allende, os EUA, contribuíram com setores anticomunistas da sociedade chilena para desencadear o golpe que levou o general Pinochet ao poder; 
d) extremado anticomunista, o general Pinochet vivia, desde os primeiros dias do governo Allende, nos EUA, onde planejou o golpe de 11/09/1973 em colaboração com as autoridades norte-americanas; 
e) o golpe de 11/09/1973, liderado pelo general Pinochet, com o bombardeamento da sede do governo chileno, o palácio presidencial de La Moneda, numa ação que levou Allende a resistir até a morte, provocou enérgicos protestos dos governos dos demais países sulamericanos que se recusaram a reconhecer a ditadura comandada por Pinochet.

Questão 02 - Unifor-CE  - “O general, chefe do exército, implantou, em 1973, uma das mais violentas e sanguinárias ditaduras latino-americanas (…) mineiros, dirigentes sindicais e políticos de esquerda foram presos, torturados, mortos, jogados nos rios ou enterrados nas minas (…) O Chile deixou de ser um país democrático e entrou no rol das ditaduras militares, predominantes na América Latina.” 
CÁCERES, Florival. História Geral. 4. ed. São Paulo: Moderna, 1997, p. 467. 
O texto identifica, na evolução histórica chilena, o governo de 
a) Eduardo Frei. 
b) Salvador Allende. 
c) Patrício Aylwin.
d) Augusto Pinochet. 
e) José Manuel Balmaceda. 

Questão 03 - UFRRJ  - Nas décadas de 60 e 70, os Estados Unidos foram responsáveis pelo financiamento de diversas ditaduras militares na América Latina. No Chile, a partir do final da década de 60, as esquerdas formaram a Unidade Popular, que elegeu, pela primeira vez no continente, um presidente socialista escolhido pelo voto. O amplo programa de reformas do presidente Salvador Allende entrou em choque com os interesses das Oligarquias chilenas e dos Estados Unidos. Os EUA passaram a bloquear os créditos externos para o Chile e a CIA começou a financiar greves que paralisaram os setores de transportes e combustíveis. Após este pseudo-caos social, os principais resultados foram: 
a) a implantação de uma ditadura militar, o massacre de milhares de oposicionistas e o livre ingresso de capitais estrangeiros no país. 
b) a implantação de uma ditadura militar, liderada pelo General Pinochet; um amplo processo democrático de reformas sociais e a reforma do judiciário chileno. 
c) a reforma no Judiciário e a reforma fiscal e agrária, com o aval dos países capitalistas ligados aos interesses norte-americanos. 
d) a entrada maciça de capitais estrangeiros visando minimizar a ausência de liberdades individuais e o alinhamento com o bloco soviético que naquela ocasião possuía uma política social para América Latina chamada Aliança para o Progresso. 
e) a implantação de uma ditadura militar à moda brasileira, processo amplo de reforma agrária e a limitação da entrada de capitais estrangeiros.

Questão 04 - UPF 2013 - Sobre a ditadura chilena, liderada pelo general Pinochet, é correto afirmar que:
a) iniciou em 11 de setembro de 1973, quando militares invadiram a Casa Branca. 
b) teve como antecedentes a “marcha das panelas vazias”, movimento de protesto que denunciava a falta de combustível de aviação e produtos nos mercados. 
c) empreendeu violenta perseguição policial aos sindicalistas, militantes de esquerda, artistas e intelectuais. 
d) defendeu as garantias constitucionais e a atuação do Congresso Nacional. 
e) articulou-se à operação Candior, que associou sistemas repressivos do Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai, Guatemala, Canadá e Bolívia, além do Chile.

Questão 05 - UECE 2012/2 - Augusto Pinochet ascendeu ao poder no Chile, por meio de um golpe de estado. Dirigiu o país autoritariamente de 1973 até 1990. Seus opositores foram arbitrariamente presos, torturados e muitas pessoas ainda hoje estão desaparecidas, dentre elas, militantes dos partidos comunista, socialista e democrata cristão, bem como acadêmicos, artistas, religiosos, estudantes, operários, etc. 
Sobre Pinochet é correto afirmar-se que 
a) ao afastar-se do poder, foi severamente punido e processado pelos delitos cometidos, graças à atuação da política de reconciliação nacional chilena e à Convenção Internacional pelos Direitos Humanos. 
b) em março de 1990, conseguiu salvo conduto para terminar os seus dias exilado na Espanha, mas manteve um status de chefe de estado e, ao mesmo tempo, comandante supremo no Chile. 
c) foi preso e processado em Londres em 1998, por representantes da Anistia Internacional e outras organizações, acusado por violações dos direitos humanos, crimes contra a humanidade, conspiração e tortura. 
d) foi morto no Palácio da Moeda, pouco antes de cair nas mãos do Exército que conduziu o governo no período de transição da ditadura para a democracia.

GABARITO
01 - A
02 - D
03 - A
04 - C
05 - C

Nenhum comentário: