PESQUISAR ESTE BLOG

Texto e Atividades de Geografia: Acordo nuclear iraniano

Acordo nuclear iraniano

A imagem a seguir registra o anúncio da conclusão de um dos principais acordos diplomáticos deste início de século.
O Irã e o grupo P5+1 (formado pelos 5 membros do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha) chegaram a um acordo sobre o programa nuclear iraniano após mais de uma década de negociações, para impedir que o país integre o seleto grupo dos detentores de armas atômicas, conhecido como clube nuclear. 
Embora o Irã sempre tenha afirmado que o seu programa destinava-se a fins pacíficos, acreditava-se que a finalidade era a fabricação de bombas nucleares. Desde 2006, quando foram iniciadas as negociações, o país sofreu diversas sanções econômicas da ONU que debilitaram sua economia. Com o acordo, elas serão gradualmente retiradas, mas caberá ao Irã cumprir as restrições impostas pelo acordo e submeter suas instalações de energia atômica às inspeções internacionais. 

1. Faça uma legenda identificando o nome dos países da União Europeia mais o Irã, de acordo com a numeração indicada abaixo de cada um de seus representantes. 
2. Converse com o professor e com os colegas e indique pelo menos seis países que pertencem ao clube nuclear.
  
RESPOSTAS:
1. Os representantes dos países do grupo P5+1, da União Europeia e do Irã anunciam, em abril de 2015, o acordo sobre o programa nuclear iraniano, na cidade de Lausanne (Suíça). Na imagem, a disposição dos representantes, da esquerda para a direita, são: 1. China; 2. França; 3. Alemanha; 4. União Europeia; 5. Irã; 6. Rússia; 7. Reino Unido; 8. Estados Unidos. Cabe comentar com os estudantes que as personalidades da imagem são, da esquerda para a direita: o Chefe da Missão da República Popular da China para a União Europeia, Hailong Wu; o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Laurent Fabius; o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier; a representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Federica Mogherini; o ministro das Relações Exteriores iraniano, Javad Zarifat; um representante russo não identificado; o secretário do Exterior britânico Philip Hammond, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry. 

2. Podem ser citados: Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França, China, Índia, Paquistão, Israel e Coreia do Norte. Observação: Israel nunca afirmou ter armas nucleares.

Nenhum comentário: