UECE 2015 - O território constitui-se em um dos conceitos-chave da ciência geográfica, tendo sido usado primeiramente na geografia política para designar o espaço apropriado por um determinado grupo social. Porém, existem outras concepções de território. Dentre várias acepções, tem-se a noção de que os territórios são construídos por meio da interação entre natureza e sociedade, mediada por relações de dominação e apropriação. Assim, como instrumento geral de análise e como síntese da multiplicidade de feições que o território e os processos de territorialização assumem num mundo dito globalizado, é possível perceber suas várias nuances.
HAESBAERT, Rogério; LIMONAD, Ester. O território em tempos de globalização. Revista Espaço, Tempo e Crítica, Niterói/RJ, UFF, 2007 (Adaptado).
A partir do texto acima, considera-se que:
a) Num sentido mais econômico, o território pode moldar identidades culturais e ser moldado por estas, que fazem dele um referencial muito importante para a coesão dos grupos sociais.
b) A construção do território é resultante apenas da dimensão jurídico-política, pois o Estado-nação é quem o delimita e o controla, exercendo um determinado poder, especialmente de caráter estatal.
c) Existe uma gama de territórios sobre a superfície do globo terrestre e a cada qual corresponde uma igualmente vasta diversidade de territorialidades, com dimensões e conteúdos específicos.
d) Numa visão culturalista e econômica, o território é considerado um espaço delimitado e controlado, por meio do qual se exerce determinado poder, em especial, poder estatal.
e) O território no mundo globalizado deve ser trabalhado sempre a partir de uma perspectiva política.
RESPOSTA:
Letra C.
É possível notar a veracidade da alternativa C por meio do trecho ". Assim, como instrumento geral de análise e como síntese da multiplicidade de feições que o território e os processos de territorialização assumem num mundo dito globalizado, é possível perceber suas várias nuances".
Nenhum comentário:
Postar um comentário