PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Exercícios sobre categorias da Geografia - com gabarito

Questão 01 - “Em várias áreas do conhecimento, o conceito de região é utilizado com diferentes propósitos ou objetivos. Na Literatura, por exemplo, esse conceito foi usado em obras literárias e traduz delimitações espaciais, expressas no regionalismo, como foi o caso de escritores nordestinos, como Rachel de Queiroz, José Lins do Rego, Jorge Amado, Ariano Suassuna, entre outros. Na Sociologia, também se pode encontrar esse mesmo recorte regionalista, como o elaborado por Gilberto Freyre. Para a Geografia, o conceito de região tem importante significado”. 
(MARTINS, D.; et al. Geografia sociedade e cotidiano: fundamentos. Vol. 01. 3ª ed. São Paulo: Escala Educacional, 2013. p.36) 
O conceito de região para a Geografia melhor se identifica em uma das afirmações a seguir. Assinale-a. 
a) Organização do agrupamento das paisagens naturais da Terra. 
b) Criação racional em que se divide uma área com base em critérios previamente estabelecidos. 
c) Divisão social das práticas humanas que diz respeito aos processos de composição dos elementos urbanos. 
d) Delimitação espacial realizada a partir da posse, soberania ou domínio sobre uma determinada área a partir de uma relação de poder. 
e) Representação cognitiva dos elementos culturais humanos e das paisagens naturais.

Questão 02 - “De que me adianta viver na cidade, se a felicidade não me acompanhar? Adeus, paulistinha do meu coração, lá pro meu sertão, eu quero voltar. Ver a madrugada, quando a passarada, fazendo alvorada, começa a cantar. Com satisfação, arreio o burrão, cortando estradão, saio a galopar e vou escutando o gado berrando, sabiá cantando no jequitibá”. (Saudades da minha Terra. Composição: Goiá e Belmonte) 
As lembranças apresentadas pelo eu lírico do trecho acima, bem como a sua identificação com o sertão, são elementos que fazem com que o local citado possa ser classificado como: 
a) uma morfologia da paisagem. 
b) uma região geográfica. 
c) um tipo de território bucólico. 
d) um lugar de identificação cultural. 
e) uma descrição do espaço regional.

Questão 03 - “O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, afirmou nesta quinta-feira (25), após a megaoperação que tomou a favela da Vila Cruzeiro, na zona norte da capital, que o objetivo central das ações da polícia no Estado é o de tirar território do tráfico. 'Essas ações estão sendo feitas com o objetivo de garantir a continuidade do que está sendo feito. Foi tirado dessas pessoas o que nunca foi tirado, o território. Seu porto seguro. Eles faziam suas barbaridades e corriam para seu reduto, protegidos por armas de guerra. É importante prender, mas é mais importante tirar o território', disse Beltrame. 'Se não tirar o território, não se avança' (...)”. 
(D'AGOSTINO, R. Objetivo é tirar território do tráfico, diz secretário de Segurança do Rio. São Paulo: Uol Notícias, 25/11/2010. Disponível em: http://noticias.uol.com.br). 
Os espaços dominados pelo tráfico, conforme observamos na notícia acima, constituem-se a partir da expressão de suas territorialidades. Podemos concluir que a existência desses territórios é garantida por esses grupos 
a) por uma relação de poder e domínio. 
b) a partir de uma posição de intimidação moral. 
c) pelo status do traficante no contexto do crime organizado. 
d) pela identificação da população local com os grupos criminosos. 
e) com base na sensação de pertencimento entre o indivíduo e o seu lugar.

Questão 04 - (ENEM 2012) “Portadora de memória, a paisagem ajuda a construir os sentimentos de pertencimento; ela cria uma atmosfera que convém aos momentos fortes da vida, às festas, às comemorações”. (CLAVAL, P. Terra dos homens: a geografia. São Paulo: Contexto, 2010 (adaptado)). No texto, é apresentada uma forma de integração da paisagem geográfica com a vida social. 
Nesse sentido, a paisagem, além de existir como forma concreta, apresenta uma dimensão 
a) política de apropriação efetiva do espaço. 
b) econômica de uso de recursos do espaço. 
c) privada de limitação sobre a utilização do espaço. 
d) natural de composição por elementos físicos do espaço. 
e) simbólica de relação subjetiva do indivíduo com o espaço.

GABARITO
01 - B
02 - D
03 - A
04 - E

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...