PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Exercícios de Geografia sobre agropecuária - com gabarito

Questão 01 - Observe a imagem a seguir e assinale o tipo de agricultura a ela correspondente:

Campos de rizicultura no Vietnã
a) Agricultura extensiva 
b) Plantations 
c) Agricultura de jardinagem 
d) Agricultura itinerante

Questão 02 - No Brasil, a agropecuária é um dos principais setores da economia, sendo uma das mais importantes atividades a impulsionar o crescimento do PIB nacional. Nesse contexto, o tipo de prática predominante é: 
a) a agricultura familiar, com elevado emprego de tecnologias. 
b) o agronegócio, com predomínio de latifúndios. 
c) a agricultura sustentável, com práticas extrativistas. 
d) a agricultura itinerante, com técnicas avançadas de cultivo.

Questão 03 - (UEG-2012) A finalidade primordial da agricultura é a produção de alimentos. Todavia, apesar dos avanços e das conquistas tecnológicas, o número de famintos no mundo continua alto. Com relação a esse tema, é correto afirmar: 
a) a fome no mundo deve-se mais a fatores relacionados às condições naturais adversas, como secas prolongadas, excesso de chuvas, pobreza do solo, entre outras. 
b) a existência da fome no mundo é reflexo do preço elevado dos alimentos, da falta de acesso à terra, do controle das multinacionais no mercado agrícola, entre outras causas. 
c) a modernização da agricultura gerou oferta recorde e excedente de alimentos para alimentar toda a humanidade, debelando, assim, a fome nos países pobres. 
d) nos países subdesenvolvidos, nos quais a principal atividade econômica é a agropecuária, o problema da fome é menor devido à produção de alimentos básicos.

Questão 04 - (UEPB – com adaptações) O processo de concentração fundiária caminha junto à industrialização da agropecuária com predomínio de capitais. Sobre esse tema, assinale o que for incorreto: 
a) O discurso de modernidade das elites tem contribuído para que a terra esteja concentrada nas mãos da grande maioria dos agricultores brasileiros. 
b) Os pequenos agricultores não conseguem competir e são forçados a abandonar suas lavouras de subsistência e vender suas terras. 
c) A intensa mecanização leva à redução do trabalho humano e à mudança nas relações de trabalho, com a especialização de funções e o aumento do trabalho assalariado e de diaristas. 
d) As modificações na estrutura fundiária provocam desemprego no campo, intenso êxodo rural, além de aumentar o contingente de trabalhadores sem direito à terra e sua exclusão social.

GABARITO
01 - C
02 - B
03 - B
04 - A

Nenhum comentário: