PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Exercícios de Geografia sobre megacidades - com gabarito

Questão 01 - IMEPAC 2012/1 - Analise este trecho.

Por definição, “megacidades” são áreas urbanas com mais de cinco milhões de habitantes. Os cientistas estimam que, por volta de 2015, o mundo terá cerca de 60 megacidades, albergando no seu conjunto mais de 600 milhões de pessoas. Atualmente, é nestas áreas que está a ser levado a cabo a maior parte do processo de urbanização global.
Disponível em: Acesso em: 13 dez. 2011. (Adaptado)

Considerando essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que as megacidades
a) acolhem, com frequência, grupos de diferentes etnias, comunidades e estratos sociais com diversificadas raízes culturais e estilos de vida. 
b) mitigam, graças à sua densidade populacional, possíveis vulnerabilidades relativas a fenômenos físicos potencialmente destrutivos, sejam eles naturais ou induzidos. 
c) revelam complexa interação de processos em que o capital humano ocupa lugar central, transformando-as em incubadoras de grande inovação. 
d) tendem a crescer mais rapidamente do que permite o dimensionamento de suas infraestruturas, notadamente aquelas localizadas nos países em vias de desenvolvimento.

Questão 02 - UPE 2015 - Leia o texto a seguir: ...
Para muitos moradores das megacidades, sejam eles ricos ou pobres, a qualidade de vida é habitualmente reduzida. A poluição do ar, da água e dos solos, as deficiências nos abastecimentos de água e de energia, o congestionamento do tráfego, os problemas de saúde ambiental, a exiguidade dos espaços verdes, a pobreza e a má nutrição, a segurança social e os problemas de segurança pública e social resultam em várias preocupações e restrições aos habitantes. Fonte: Os desafios das megacidades. Revista Planeta, 2009. 
Associa-se, CORRETAMENTE, ao conteúdo do texto a afirmação indicada na alternativa 
a) As megacidades proporcionam novas dinâmicas e uma diferente complexidade e simultaneidade de fenômenos e processos físicos, sociais e econômicos. 
b) As concentrações absolutas do capital humano tornam as megacidades grandes obstáculos de crescimento e inovação. Elas fogem ao conjunto característico da globalização. 
c) As megacidades caracterizam-se pela unicidade demográfica e reúnem problemas voltados à falta de polarização social e à ausência de coexistência entre grupos de várias etnias. 
d) A expansão descontrolada das megacidades pode gerar a diminuição da concentração industrial e a regulação dos mercados imobiliários, além de aumentar o planejamento ambiental. 
e) A densidade populacional nas megacidades diminui a vulnerabilidade relativa a fenômenos físicos, com potencial destrutivo, naturais ou antrópicos.

Questão 03 - WIG 2022/1 - As megacidades são aglomerações urbanas com mais de dez milhões de habitantes. Na Ásia, são exemplos de megacidades, EXCETO: 
A) Nova Délhi 
B) Xangai
C) Karachi
D) Díli
E) Istambul

Questão 04 - UNIFESP 2002 - Megacidades são aglomerações urbanas que: 
a) alojam centros do poder mundial e sedes de empresas transnacionais. 
b) concentram mais de 50% da população total, em países pobres. 
c) têm mais de 10 milhões de habitantes, em países ricos ou pobres. 
d) pertencem a países de grande importância no comércio mundial. 
e) não têm infraestrutura de comunicação suficiente, apesar de serem grandes.

GABARITO
01 - B
02 - A
03 - D
04 - C

Nenhum comentário: