PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Exercícios de Geografia sobre combustíveis fósseis - com gabarito

Questão 01 - As três principais fontes de energia (petróleo, carvão mineral e gás natural) em todo o mundo são combustíveis fósseis. Juntas, essas três fontes correspondem a 80% de todo o consumo mundial de energia. Essa configuração, a depender do critério de análise, pode ser considerada: 
a) positiva, pois esses recursos são abundantes e economicamente vantajosos para os países em desenvolvimento. 
b) negativa, pois tais combustíveis são a principal forma de poluição dos recursos hídricos do planeta. 
c) positiva, pois a substituição de outras fontes de energia por combustíveis favorece o combate ao aquecimento global. 
d) negativa, pois os combustíveis fósseis são altamente poluentes e apresentam uma disponibilidade limitada.

Questão 02 - O petróleo é, sem dúvidas, um dos principais recursos que o ser humano extrai da natureza para fins econômicos. Trata-se de um elemento altamente estratégico no contexto internacional e alvo de muitas disputas geopolíticas entre países dependentes desse recurso para utilização ou exportação. Além do uso em combustíveis, o petróleo também serve de matéria-prima para inúmeros produtos, notadamente o plástico. O processo para a utilização do petróleo passa por um procedimento inicial realizado nas refinarias, que consiste no seu aquecimento e no isolamento de seus elementos componentes. Esse processo é chamado de: 
a) separação de misturas orgânicas 
b) ampliação da octanagem 
c) destilação fracionada 
d) pulverização para o refino

Questão 03 - “Trata-se de gás denominado não convencional, extraído de formações rochosas pouco permeáveis encontradas em bacias sedimentares. O gás está impregnado em blocos rochosos. Dessa forma, a sua exploração está condicionada ao fraturamento da rocha, com a injeção de água e substâncias químicas explosivas, para a liberação do gás. Depois dessa etapa, ele é captado por tubulações que o levam para a superfície”. (SENE, E.; MOREIRA, J. C. Espaço Geográfico e Globalização. São Paulo: Scipione, 2010. p.346). O trecho acima faz referência às características e procedimentos de extração do: 
a) Gás natural veicular (GV) 
b) Gás de xisto 
c) Nafta 
d) Coal-to-liquids (CTL) 
e) Butano

Questão 04 - (UFAL) “Um dos fatores de maior influência no aquecimento global é a liberação de gases poluentes provocada pelo uso de combustíveis fósseis. Três tipos são usados em larga escala pelo planeta: carvão mineral, petróleo e gás natural. Entre os três, o carvão é o maior vilão. Ainda assim, e apesar dos sinais cada vez mais preocupantes da mudança climática, o uso desse combustível parece longe de ser substituído por alternativas menos poluentes.” (Revista Veja. Dez. 2008). 
Sobre o carvão mineral, é incorreto afirmar que: 
a) a queima do carvão mineral emite gases que colaboram para um possível aquecimento global e pode provocar a produção da chamada “chuva ácida”. 
b) a exemplo dos demais combustíveis fósseis, o carvão mineral é o resultado do magmatismo que se verificou em terrenos de bacias sedimentares antigas, que foram fundo de grandes lagos. 
c) o carvão mineral é empregado também para produzir plásticos, fertilizantes e para auxiliar no derretimento do ferro e na fabricação do aço. 
d) quando o carvão mineral é queimado, o vapor oriundo dessa queima aciona as turbinas que estão instaladas nas usinas termoelétricas; esse movimento é responsável pela formação de eletricidade. 
e) o carvão mineral ainda é muito utilizado para a produção de energia por ser atraente do ponto de vista econômico, uma vez que é barato e abundante.

GABARITO
01 - D
02 - C
03 - B
04 - B

Nenhum comentário: